O julgamento das contas do Governo do Paraná referente ao ano de 2012 foi agendado para o dia 15 de agosto, durante sessão plenária do Tribunal de Contas doParaná (TC-PR). Essa análise aconteceria no próximo dia 27, mas uma solicitação do Ministério Público de Contas (MPTC) concedeu ao governador Beto Richa e seus auxiliares o direito de ampla defesa antes de o processo ser votado pelos conselheiros do TC-PR.

CARREGANDO :)

De acordo com o órgão de fiscalização, o relator do caso, conselheiro Nestor Baptista, concedeu 15 dias para que o governo possa se manifestar acerca do relatório. O prazo foi solicitado com base no artigo 5° da Constituição Federal. Após defesa, as contas serão votadas e analisadas pelas áreas técnicas do Tribunal, antes da elaboração de novo documento final e voto.

O relatório sobre as contas, que envolvem recursos superiores a R$ 28 bilhões, pretende avaliar como foi a execução orçamentária durante o ano de 2012, se o governo do estado respeitou ou não os limites de gastos previstos na Constituição, além de conter uma análise físico-financeira.

Publicidade

O documento possui 19 cadernos temáticos que pretendem observar a eficiência e eficácia dos atos de gestão praticados pelo governo. De acordo com o TC-PR, todo este material deve ficar disponível à população no site do TCE depois da sessão de julgamento.