Em mais de uma década como professor de cursos preparatórios para o Exame de Ordem, tendo lecionado para milhares de candidatos, sempre, a cada novo exame, tive de responder à pergunta: o que e como estudar na última semana antes da prova? O tempo, obviamente, é curto. Visando otimizar a preparação nessa reta final e utilizando-me da experiência adquirida ao longo dos anos, dirijo-me a você, candidato, enumerando em forma de lista as dicas de estudo para a reta final:
1. Evite estudar por livros de doutrina ou tratados. Partindo do pressuposto de que o estudo já vem sendo feito e que você já está preparado, deixe de lado o aprofundamento dos temas neste momento. A tentativa de estudar por eles pode resultar em aflição, ao perceber que não vai conseguir chegar ao fim.
2. Esta é a hora de revisar. Reveja as anotações feitas durante o tempo de preparação e estude através de livros de resumos, cujo objetivo primordial é mesmo possibilitar a revisão dos principais temas de cada disciplina, de forma concentrada. A leitura do resumo, que é à parte, seguramente vai auxiliar você a se lembrar do todo.
3. Dedique um tempo especial para o estudo do Estatuto da Advocacia e da OAB, do seu Regulamento e do Código de Ética, pois, como se sabe, essas disciplinas somadas a Direitos Humanos constituem 15% da prova. São pontos praticamente certos que decorrem do estudo desses textos normativos às vésperas do grande dia.
4. Estude questões de exames anteriores, preferencialmente comentadas. É muito comum a repetição de temas no Exame de Ordem, muitas vezes com formulação parecida com questões utilizadas anteriormente.
5. Mantenha, no que for possível, a calma. Sei que esta talvez seja a dica mais difícil de ser seguida. Se não conseguir eliminar a inevitável tensão pré-prova, busque transformála em concentração. Lembre-se dos pilotos de Fórmula 1, nos momentos que antecedem a largada: sempre tensos, batimento cardíaco alto, porém, absolutamente concentrados. Toda a tensão é canalizada para o instante em que a luz vermelha se apaga. Faça isso! Vá com foco, gana e fé fazer a prova!
Estou torcendo por você! Excelente prova!
Flávio Cardoso de Oliveira, advogado criminalista, é doutorando em Processo Penal e professor das Videoaulas OAB Nacional Editora Saraiva.
Deixe sua opinião