Advogados de todo o país ser reuniram na semana passada para debater reformas. Em um evento pautado pela discussão de mudanças, eles trataram de várias que dizem respeito à advocacia em si, como a criminalização da violação das prerrogativas profissionais e a realização de um plebiscito sobre a forma de escolha do presidente da OAB.
A realização de eleições diretas é uma velha luta da categoria, e, agora, as seccionais poderão debater até março o assunto com seus inscritos, para que todos tenham elementos para decidir se o melhor será o voto direto ou manter a eleição indireta como ocorre atualmente. Leia mais sobre como foi a 22.ª Conferência Nacional dos Advogados na reportagem de capa.
Já o entrevistado desta edição é Otto Pfersmann, doutor em direito e em filosofia pela Universidade de Viena. O professor austríaco é um dos maiores defensores do positivismo atualmente. Segundo ele, "dizer que o positivismo só se baseia na lei é uma posição moralista e extremamente fraca quanto ao conhecimento do direito, que não se restringe à lei".
Além de Pfersmann, trazemos nesta semana três artigos. O primeiro, do advogado Marco Peixoto, trata da importância do criminal compliance, que, de acordo com ele, é um instrumento para evitar a responsabilidade penal das empresas. Já o segundo, do também advogado Fabiano Neves, ressalta a importância da advocacia colaborativa na resolução de conflitos ambientais. Por fim, a advogada Joanna Porto ressalta a importância de coibir o abuso das operadoras que obrigam o paciente ir em busca de uma segunda opinião médica para evitar um tratamento mais oneroso para elas.
Boa leitura!
Kamila Mendes Martins, jornalista e advogada. Editora do caderno Justiça & Direito
Congresso fecha lista do “imposto do pecado”; veja o que terá sobretaxa e o que escapou
Briga com Congresso por verbas do Orçamento revela governo sem margem de manobra
Saiba como votou cada deputado na regulamentação da reforma tributária
Tarcísio anuncia advogado filiado ao PT como novo ouvidor da Segurança Pública em São Paulo