Cargo: juiz federal substituto
Disciplina: Direito Constitucional
Assinale a opção correta acerca do Poder Executivo na ordem constitucional brasileira.
A) O Conselho da República é órgão superior de consulta do presidente da República, e dele participam, além dos presidentes da Câmara dos Deputados e do Senado Federal, os líderes da maioria e da minoria em ambas as casas legislativas, o ministro da Justiça e seis cidadãos brasileiros natos, com mais de trinta e cinco anos de idade, de livre nomeação pelo chefe do Poder Executivo.
B) Compete ao Conselho da República opinar nas hipóteses de declaração de guerra e de celebração da paz, de decretação do estado de defesa e do estado de sítio.
C) Tanto as funções de chefe de Estado como as de chefe de governo integram o rol de competências privativas do presidente da República.
D) A CF determina que, ficando vagos os cargos de presidente e vice-presidente da República nos dois primeiros anos de mandato, o STF declarará a vacância de ambos os cargos e investirá na função de presidente o sucessor, para em seguida serem convocadas eleições.
E) Os ministros de Estado serão sempre julgados pelo STF, seja nos crimes comuns, seja nos crimes de responsabilidade.
Resposta: C
O "X" da questão
A letra A está errada. Primeiramente, vale ressaltar que o vice-presidente da República também participa do Conselho da República o que foi omitido pela banca examinadora. No que tange aos seis cidadãos brasileiros natos conselheiros, é de se notar que são, conforme o caso, eleitos (dois, pelo Senado Federal; dois, pela Câmara dos Deputados) ou nomeados pelo Presidente da República para um período de três anos, sendo-lhes vedada a recondução.
A letra B está errada. É o Conselho de Defesa Nacional (e não o Conselho da República) que tem competência para opinar nas hipóteses de declaração de guerra e de celebração de paz (CF, art. 91, § 1º, I).
A letra C está certa. As competências privativas do presidente da República estão arroladas no art. 84 da Carta Magna vigente e se referem ao exercício das chefias de Estado (por exemplo, incisos VII, VIII e XIX) e de Governo (por exemplo, incisos I, II, III, IV, V, VI, IX e XXVII).
A letra D está errada. Segundo determina a CF/88, vagando os cargos de presidente e vice-presidente da República nos dois primeiros anos do mandato, far-se-á nova eleição direta 90 dias depois de aberta a última vaga (CF, art. 81, "caput"). Atenção! Havendo vacância dos respectivos cargos, serão sucessivamente chamados ao exercício da Presidência o presidente da Câmara dos Deputados, o do Senado Federal e o do Supremo Tribunal Federal. Frise-se, os precitados presidentes somente assumirão a Presidência temporariamente, até que ocorra nova eleição.
A letra E está errada. Os ministros de Estado serão processados e julgados nas infrações penais comuns e nos crimes de responsabilidade pelo STF, nos termos do art. 102, I, c, da CF/88, salvo nos crimes de responsabilidade conexos ao do presidente da República, quando a competência será do Senado Federal (CF, art. 52, I).
Nourmirio Bittencourt Tesseroli Filho, advogado, é professor universitário (PUCPR). Atuante em cursos preparatórios para concursos públicos e exames de Ordem. Escritor e palestrante. professor de Direito Constitucional do Curso Luiz Carlos.
Esquerda tenta mudar regra eleitoral para impedir maioria conservadora no Senado após 2026
Falas de ministros do STF revelam pouco caso com princípios democráticos
Sob pressão do mercado e enfraquecido no governo, Haddad atravessa seu pior momento
Síria: o que esperar depois da queda da ditadura de Assad
Deixe sua opinião