Até que ponto o Estado pode agir para garantir a segurança dos cidadãos a ponto de proibir encontros de jovens em shoppings centers? Os chamados rolezinhos reuniões de adolescentes, em sua maioria vindos da periferia da cidade, agendados por meio das redes sociais estão colocando especialistas de várias áreas em debate. Mas o que o direito diz nesses casos?
Liminares da Justiça estadual em São Paulo impediram a realização desses eventos, sob pena de multa diária. Mas quais direitos estão sendo colocados em jogo numa situação dessas? O direito de reunião? O de ir e vir? O exercício de livre profissão? O de propriedade? É possível punir a conduta desses jovens mesmo que eles não tenham praticado um ato infracional ou um crime? Leia mais na reportagem de capa.
Nesta semana estamos lançando, em parceria com o Curso Luiz Carlos, aulas com dicas para o concurso de técnico do Tribunal de Justiça do Paraná (TJ-PR). São vídeos de cerca de 30 minutos gravados pelos professores do curso com exclusividade para a Gazeta do Povo. As aulas estão bem interessantes e trazem alguns conceitos que quem está se preparando para a prova precisa saber. Além disso, há várias dicas de estudo. Está imperdível até mesmo para quem quer conhecer um pouco mais sobre a estrutura do TJ-PR. Hoje publicaremos dois: um sobre a Constituição Federal e outro sobre a Constituição do Estado do Paraná.
O entrevistado desta edição é o advogado especialista em Direito Desportivo, Domingos Moro, conhecido por sua forma de atuação própria durante os julgamentos nos tribunais da Justiça Desportiva brasileira.
A partir da próxima semana entrarei em férias. Enquanto isso, a jornalista Joana Neitsch vai assumir o meu lugar na edição do caderno.
Até a volta!
Empresas enfrentam “tempestade perfeita” com inflação, contas do governo e alta de juros
Não foram os sindicatos que nos deram a jornada de 8 horas: foi o desenvolvimento econômico
O IPTU "progressista" e o fim da propriedade privada no Rio
Conheça o novo traçado do túnel imerso Santos-Guarujá, com “superquadra” para obras
Deixe sua opinião