A permissão para que uma pessoa jurídica constitua uma Eireli é uma simples interpretação a ser realizada levando-se em consideração o princípio da legalidade. Como a lei que criou este novo tipo societário não veda a constituição de Eireli por pessoas jurídicas, bem como, também não atribui exclusivamente a pessoas físicas, ditas naturais, resta claro que pessoas jurídicas poderão ser titular de Empresas Individuais de Responsabilidade Limitada. Inclusive pelo país já proliferam decisões proferidas em mandados de segurança permitindo a constituição de Eirelis por pessoas jurídicas.
Jorge Augusto Nascimento
Golpe de Estado
O professor Egon Bockmann Moreira expôs de forma clara e contundente porque o Poder Judiciário deve manter a prerrogativa de interpretar e aplicar a Constituição. Entretanto, tentativas em contrário, como a aprovada pela CCJ da Câmara dos Deputados, devem ser vistas como resultado do descrédito do Judiciário. Não só pela morosidade, como pela corrupção ali também instalada e muito debatida nos últimos tempos.
Orlando Felipe da Conceição
Juizados Especiais
Atenderia uma grande necessidade pública social, se o Poder Judiciário paranaense concentrasse, em um único e definitivo local, as sedes dos juizados civil e criminal de Curitiba.
Célio Borba
* * * * *
Participe
O Caderno Justiça & Direito quer saber a sua opinião sobre os conteúdos publicados nesta edição. Mande um e-mail para justica@gazetadopovo.com.br.
A sua mensagem pode ser utilizada nesta seção.
Moraes eleva confusão de papéis ao ápice em investigação sobre suposto golpe
Indiciamento de Bolsonaro é novo teste para a democracia
Países da Europa estão se preparando para lidar com eventual avanço de Putin sobre o continente
Em rota contra Musk, Lula amplia laços com a China e fecha acordo com concorrente da Starlink
Deixe sua opinião