Gustavo Osna foi o grande vencedor do Prêmio Francisco Cunha Pereira Filho, entregue na noite desta segunda-feira (10) em uma solenidade realizada no Graciosa Country Club, em Curitiba. Com o trabalho intitulado "Entre Teoria e a Concretização: Possibilidades, Limites e Funções para uma Nova Lei de Imprensa", Osna, que utilizou o pseudônimo Pepe Legal, levou o prêmio de R$ 50 mil em dinheiro. "O tema da liberdade de expressão tem que ser prontamente enfrentado tanto nas discussões acadêmicas quanto nas ações práticas", afirma o vencedor.
Esta é a segunda edição do concurso, que neste ano teve como tema a liberdade de expressão frente à necessidade de uma nova lei de imprensa. Segundo o presidente do Instituto dos Advogados do Paraná (IAP), Carlos Eduardo Hapner, "o trabalho vencedor foi selecionado após a análise rigorosa da comissão julgadora, presidida pelo jurista Miguel Reale Jr., que elegeu, dentre todas, a monografia que melhor retratou a liberdade de expressão frente à necessidade (ou não) de uma nova lei de imprensa".
A íntegra das cinco melhores monografias será publicada na edição de 2012 da Revista do IAP, em fevereiro do ano que vem.
Confira a lista dos cinco melhores trabalhos que serão publicados na Revista do Instituto dos Advogados do Paraná (IAP):
(vencedor) "Entre Teoria e a Concretização: Possibilidades, Limites e Funções para uma Nova Lei de Imprensa" - Gustavo Osna (pseudônimo Pepe Legal)
"Liberdade de Expressão, Lei de Imprensa e Discurso do Ódio: da Restrição como Violação à Limitação como Proteção" - Indiara Liz Fazolo Pinto (pseudônimo Riobaldo)
"Liberdade de Expressão: Condições de Exercício para um Efetivo Estado Democrático de Direito" - Rodrigo Eduardo Camargo (pseudônimo Mota Pinto)
"A Tutela da Liberdade de Imprensa em face da Dupla Dimensão do Princípio da Legalidade" - Valdomiro Czaiko Wski Filho (pseudônimo Friedrich Müller)
"Democracia Substantiva, Liberdade de Expressão e a (Des) Regulamentação da Imprensa" - Bruno Grego dos Santos (pseudônimo Joaquim Nabuco)
Médicos afirmam que Lula não terá sequelas após mais uma emergência de saúde em seu 3º mandato
Mudanças feitas no Senado elevam “maior imposto do mundo” para 28,1%
Lula ganha aliado europeu no acordo Mercosul-UE e acerta venda de aviões da Embraer
Projeto que eleva conta de luz em 7,5% avança no Senado e vai para o plenário