Qual o segredo do sucesso na advocacia?
Muito estudo e dedicação certamente estão na receita. Mas só isso não basta. Hoje em dia, com a alta concorrência e as exigências do mercado, é preciso estar preparado para ter algo a mais do que o concorrente. Poucos escritórios atuam em apenas uma área do direito, o que torna inevitável o aumento no número de sócios e de advogados associados para que se consiga atender cada cliente de forma individualizada.
E para gerenciar um escritório que muitas vezes possui o mesmo número de funcionários de grandes empresas brasileiras , os conhecimentos adquiridos nos bancos universitários são insuficientes, é preciso mais. Como mostra o anuário "Análise Advocacia 500" de 2012, entre os 65 escritórios mais admirados do Brasil, 36% possuem diretores de gestão de recursos humanos, 44% de marketing e comunicação e 78% de tecnologia de informação. Leia mais na reportagem de capa.
Já a entrevista desta semana está imperdível. O advogado criminalista Samuel Rangel, que atua no Tribunal do Júri de Curitiba como advogado dativo, conta como é defender réus que não podem arcar com as custas de um processo e com os honorários de um defensor. Também preparamos um vídeo no qual ele conta histórias marcantes dos mais de 300 júris de que participou.
Os articulistas da semana tratam da PEC 33, da redução da maioridade penal e sobre as mudanças na Lei de Lavagem de Dinheiro. O professor e advogado Paulo Schier, por exemplo, afirma que a PEC 33 é inconstitucional por prever a participação popular nas decisões tomadas pelo Supremo.
Boa leitura!