O que é mais relevante: o direito ao sossego dos moradores de um bairro boêmio ou o de acesso à cultura e lazer? Impossível dar uma resposta exata sem conhecer o caso concreto e os indivíduos envolvidos na situação. Isso ocorre porque a ciência do Direito não é exata, como a Matemática ou a Física. Sua aplicação depende de cada caso concreto e de certo grau de subjetividade do aplicador.
E foi justamente essa discussão que veio à tona nos últimos dias com o ajuizamento da ação civil pública pelo Ministério Público do Paraná para acabar com o evento Quadra Cultural e fechar o Bar O Torto, localizado no bairro São Francisco em Curitiba, cujo dono é o organizador da festa. A matéria de capa trata desse dilema.
Já o entrevistado da semana é o filósofo italiano Giacomo Marramao, para quem a sociedade contemporânea passa por uma espécie de período "entre reinos", no qual "estamos deixando a ordem interestatal moderna para trás e uma nova ordem mundial está se construindo".
Além disso, o procurador do MP-PR Mateus Bertoncini e o desembargador do TRT-PR Luiz Eduardo Gunther fazem uma análise jurídica da tragédia de Santa Maria, mostrando quem pode ser responsabilizado pelos danos causados e pelas 240 mortes ocorridas até o momento. Ainda, o advogado Albadilo Silva Carvalho fala da lacuna da uniformização da jurisprudência nos Juizados Especiais Cíveis.
Boa leitura!
Justiça do Trabalho desafia STF e manda aplicativos contratarem trabalhadores
Parlamento da Coreia do Sul tem tumulto após votação contra lei marcial decretada pelo presidente
Correios adotam “medidas urgentes” para evitar “insolvência” após prejuízo recorde
Milei divulga ranking que mostra peso argentino como “melhor moeda do mundo” e real como a pior
Deixe sua opinião