Quem publica um livro certamente não o faz com o único intuito de receber um prêmio nacional, mas é fato que o reconhecimento faz bem ao autor, não tanto pelo valor da premiação, e sim pela divulgação da obra, que se torna mais conhecida. O Prêmio Jabuti, neste ano, ao escolher entre as dez obras que concorrem na categoria de direito três que tratam de políticas públicas, joga luzes sobre a importância deste tema. Leia mais sobre as publicações indicadas ao prêmio na reportagem especial.
O entrevistado desta semana é o ministro do Tribunal Superior do Trabalho (TST) Cláudio Mascarenhas Brandão. Ele critica a alta taxa de acidentes de trabalho no Brasil. Segundo o magistrado, há ainda "falta de consciência de que o homem é a peça mais importante na engrenagem do trabalho. O homem não pode ser visto como mero instrumento de produção". Para ele, a falsa impressão de que a prevenção custa muito e de que é barato pagar eventual prejuízo seria um dos motivos para isso. "Lamento que ainda ocorram tantos acidentes e que falte visão preventiva."
Nesta edição publicamos um artigo explicativo a respeito da realização de leilões judiciais. Quem assina é o leiloeiro Helcio Kronberg, que também gravou cinco vídeos com curiosidades e vantagens de adquirir um bem nessas ocasiões. O primeiro já está disponível em nosso site www.gazetadopovo.com.br/vidapublica/justica-direito. A cada semana publicaremos um novo.
Boa leitura!
Dê sua opinião
Você concorda com o editorial? Deixe seu comentário e participe do debate.
Conanda aprova aborto em meninas sem autorização dos pais e exclui orientação sobre adoção
Piorou geral: mercado eleva projeções para juros, dólar e inflação em 2025
Brasil dificulta atuação de multinacionais com a segunda pior burocracia do mundo
Dino suspende pagamento de R$ 4,2 bi em emendas e manda PF investigar liberação de recursos