Cerca de 120 mil bacharéis em direito e estudantes de todo o país farão a primeira fase do exame da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) amanhã. A prova será aplicada às 13h (horário de Brasília), em 165 cidades.
Nesta etapa, os candidatos terão cinco horas para responder a 80 questões de múltipla escolha, referentes a disciplinas obrigatórias dos cursos de direito e ao estatuto da Ordem. Apenas quem acertar ao menos 50% da prova (40 questões) será convocado para a segunda fase do exame, marcada para 9 de fevereiro.
Ainda no domingo, será divulgado um gabarito preliminar no site do exame. A lista inicial de aprovados para a segunda fase sairá no próximo dia 26 (a lista definitiva está prevista para 17 de janeiro).
Nesta edição, a Ordem inaugura um "sistema de repescagem". Quem for reprovado na segunda etapa, composta por questões dissertativas, não precisará fazer a primeira no exame seguinte. Antes, o candidato teria de refazer todo o processo.
A aprovação é obrigatória para obter a inscrição como advogado. Segundo o Conselho Federal da OAB, na avaliação anterior, 19,6% dos candidatos passaram para a segunda fase.
Os locais da prova de amanhã e outras orientações para os candidatos podem ser consultados pela internet.