Independentemente da constitucionalidade do projeto, que na minha opinião é muito discutível, o Estado não dá conta nem dos crimes cometidos pelos maiores de 18 anos. Além disso, já está mais do que comprovado que a solução não é punir, mas sim prevenir e minimizar os problemas sociais, como educação, saúde, ciência e tecnologia, etc..
Daniel Ricardo dos Santos, via Facebook
Redução da maioridade penal 2
Surpreende o deputado Francischini, em quem tive o desprazer de votar nas eleições passadas, defendendo proposta flagrantemente inconstitucional! O problema não é o crime em si, mas as suas causas! Enquanto o pensamento comum for de que o crime só acaba se reprimir (o que é comprovado ser ineficiente), a sociedade estará neste círculo vicioso!
José Antônio, via site
Redução da maioridade penal 3
Vivemos num país onde o número do homicídios por ano é maior do que os mortos na guerra no Afeganistão e Iraque juntos. Ainda assim o problema é banalizado e tratado em níveis teóricos pelos juristas sem levar em consideração nossa assustadora realidade social. Quando falamos em direito do menor, os menores pobres e não infratores, expostos a uma violência endêmica e banalizada, também deveriam ser levados em consideração. Me parece cinismo extremo um juiz, ante uma antiga discussão sobre a redução da menoridade penal, dizer que a opinião pública não deve ser levada em consideração. Se a sociedade deve ser desconsiderada, o que temos como base para esse tipo de discussão?
Elisa Soncin, via e-mail
Participe
O Caderno Justiça & Direito quer saber a sua opinião sobre os conteúdos publicados nesta edição. Mande um e-mail para justica@gazetadopovo.com.br. Também curta a página do caderno no Facebook: www.facebook.com/gpjusticaedireito. A sua mensagem pode ser utilizada nesta seção.
* * * * *
As mensagens devem ser enviadas à Redação com identificação do autor, endereço e telefone. Em razão de espaço ou compreensão, os textos podem ser resumidos ou editados. O jornal se reserva, ainda, o direito de publicar ou não as colaborações. Rua Pedro Ivo, 459 - Centro Curitiba, PR - CEP 80010-020 Tel.: (41) 3321-5000 - Fax: (41) 3321-5472.
Símbolo da autonomia do BC, Campos Neto se despede com expectativa de aceleração nos juros
Após críticas, Randolfe retira projeto para barrar avanço da direita no Senado em 2026
Novo decreto de armas de Lula terá poucas mudanças e frustra setor
Câmara vai votar “pacote” de projetos na área da segurança pública; saiba quais são
Deixe sua opinião