• Carregando...

Acabou a ansiedade dos, aproximadamente, 65 mil inscritos no concurso do TJ/PR. A prova foimarcada para o dia 18 de maio. Desde a publicação do edital do concurso, em julho de 2013, esta era a notícia mais aguardada pelos candidatos.

No início de fevereiro (dia 3), foi anunciada a UFPR como a banca para a realização do concurso. A UFPR tem um núcleo de concursos muito forte e sério, com vasta experiência em concursos, inclusive do TJ/PR. Cito aqui tanto o cargo de assessor jurídico, como o da própria magistratura. A expectativa é que venha uma prova bem elaborada e que cobre questões de nível correspondente ao do concurso.

Para quem está iniciando os estudos, ainda dá tempo de estudar. Com disciplina é possível que o candidato esgote os pontos do concurso até a data da prova. Aos que se preparam desde a publicação do edital (ou antes), agora é o momento de intensificar o estudo e resolver muitas questões de concurso anteriores e da banca UFPR.

O saudoso professor Luiz Carlos S. de Oliveira lembrava sempre que existe, sim, uma fórmula para ser aprovado: "10% de inspiração e 90% de transpiração". Seu estudo regrado e persistente é que o levará ao sucesso.

O essencial nesta etapa é a dedicação e comprometimento que o aluno assume com ele mesmo. É necessário estabelecer a meta de aprovação e renunciar o tempo de lazer em prol de um objetivo específico. Em meio a esta onda de calor dos últimos dias, os alunos que permanecerem firmes, sem dúvida serão recompensados.

Importante entender que, envolvido em concursos públicos desde 1994, há vinte anos, noto que a diferença entre o aprovado e o reprovado não é grande. A diferença está em 40 minutos que o aluno determinado acorda mais cedo, no aproveitamento do tempo ocioso, como espera em um consultório médico, em aproveitar seu final de semana para estudar, pois, após a aprovação, serão muitos os finais de semana para diversão .

É muito importante que os candidatos intensifiquem seus estudos e busquem preparação específica. O próprio site da Gazeta oferece aulas gratuitas para o concurso e o Curso Prof. Luiz Carlos está com inscrições abertas e gratuitas para o simulado que será realizado no próximo dia 23/2 com todas as disciplinas do concurso, incluindo a prova de redação, com correção individualizada.

Muitos me perguntam se só passa em concurso quem realiza curso preparatório. Minha resposta enfática é: não! Passa quem tem metas e estuda até sua aprovação. A diferença é que um curso preparatório direciona o estudo para os principais pontos que devem ser abordados. Já foi o tempo em que para fazer um bom curso preparatório era necessário se deslocar. Hoje os cursos online atendem muito bem os candidatos de cidades menores e aqueles sem tempo ou com dificuldades de locomoção. Importante é observar a tradição que o curso escolhido tem na área e a equipe docente que irá ministrar as aulas. Ótimos estudos e sucesso a todos!

Henrique Arns de Oliveira, é diretor do Curso Prof. Luiz Carlos.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]