No dia 3 de novembro, os desembargadores do Tribunal de Justiça do Paraná (TJ-PR) escolherão sua nova cúpula diretiva, que estará à frente do órgão pelos próximos dois anos. Nesta eleição o Justiça & Direito conseguiu conversar pessoalmente com os três candidatos a presidente do TJ, Jorge Wagih Massad, Luiz Carlos Gabardo e Paulo Roberto Vasconcelos, o que, felizmente, demonstra uma clara abertura para um bom relacionamento com a imprensa, independentemente de quem seja o escolhido.
Quem vencer este pleito terá grandes desafios na gestão do Poder Judiciário paranaense, que em 2014 teve um orçamento de R$ 1,695 bilhão. Entre eles estão a implementação da reforma do edifício sede do tribunal no Centro Cívico, a construção do Centro Judiciário de Curitiba, no local onde antes funcionava o Presídio do Ahú, as reivindicações dos servidores do 1.º grau de jurisdição, que pleiteiam equiparação salarial aos servidores do 2.º grau.
Além do presidente, também serão eleitos o 1.º vice-presidente, o 2.º vice-presidente, o corregedor-geral da justiça, o corregedor e o conselho da magistratura. Na reportagem especial desta semana, também mostramos quem são os demais candidatos e qual a principal atribuição de cada cargo.
Boa leitura!
Kamila Mendes Martins, jornalista e advogada. Editora do caderno Justiça & Direito