Em tempos de correria, fotos em redes sociais e notícias instantâneas, às vezes parece não restar tempo para contar histórias e cultivar a memória. Mas quem vai na contramão e se preocupa em registrar, organizar e tem condições reunir itens históricos se destaca. É o caso do advogado João Casillo que associou um hobby à sua profissão e hoje tem uma belíssima coleção de selos com temas jurídicos, que deu origem a um livro que é uma verdadeira obra de arte.
A história desse filatelista é o tema da nossa reportagem de capa. Nada como recordar fatos históricos com objetos e imagens que os tornam mais próximos de nós. E, ao mesmo tempo em que os selos remontam a importantes momentos da história do direito, não há nada de cheiro de naftalina. A obra O Direito e a Filatelia - A Arte dos Selos é arrojada e, além da aula de história, é uma aula de bom gosto e criatividade.
Nossa equipe visitou a coleção e mostra algumas das preciosidade do colecionador. Além de conferi-las nessa edição, também é possível ver uma galeria fotos e um vídeo sobre essa paixão de Casillo em http://www.gazetadopovo.com.br/vida-publica/justica-e-direito/.
Já a entrevista desta semana é com um importante jurista para os debates sobre a liberdade de expressão, o português Jónatas Machado. As discussões sobre os limites da liberdade de expressão diante do direito à privacidade são recorrentes no universo jurídico e isso se faz necessário pois é preciso buscar o equilíbrio e principalmente insistir na liberdade para se expressar como um direito que interessa não somente a jornalistas e a meios de comunicação, mas à toda sociedade.
Machado também é estudioso e defensor da liberdade religiosa que para ele se reflete prosperidade para as sociedades que a preservam. Vale a pena conferir.
Boa leitura!
Deixe sua opinião