As faculdades de direito têm currículos recheados com disciplinas teóricas, conceitos e discussões acadêmicas. Mas, quando terminam a graduação, muitos profissionais não sabem por onde começar. Por serem profissionais liberais, os advogados precisam não somente saber ser bem sucedidos nos tribunais, mas também necessitam dispor de conhecimento e mecanismos que os ajudem a gerir bem seus escritórios.
Para o recém-formado, escritórios suntuosos e advogados renomados podem parecer assustadores e uma meta muito difícil de ser alcançada. Muitas vezes, o sonho de formar uma grande banca contrasta com as limitações financeiras e com o mercado saturado.
Mas, com preparo e organização, é possível ter sucesso ainda nos primeiros passos e seguir em um ritmo crescente. Apostar em detalhes que podem ser diferenciais, como um atendimento mais exclusivo e o conhecimento específico sobre determinado tema pode ajudar o advogado iniciante a ganhar espaço no mercado e conseguir se consolidar com seu próprio escritório. Fazer planilhas de gastos, deixar uma reserva para o período inicial até que se tenha lucro também são medidas importantes para ganhar fôlego até o sucesso chegar.
Nossa reportagem de capa traz orientações para os profissionais iniciantes sobre quais os passos dar para montar o próprio escritório.
Já o entrevistado da semana é o diretor da Faculdade de Direito da UFPR, Ricardo Marcelo Fonseca. Ele falou sobre história do direito, a área em que atua, e sobre o impacto que essa disciplina tem nas reflexões sobre o direito contemporâneo.
Boa leitura!
Bolsonaro e mais 36 indiciados por suposto golpe de Estado: quais são os próximos passos do caso
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
A gestão pública, um pouco menos engessada
Projeto petista para criminalizar “fake news” é similar à Lei de Imprensa da ditadura