As eleições da Seccional da Ordem dos Advogados do Brasil no Paraná (OAB-PR) estão bastante movimentas este ano, já que dessa vez está ocorrendo bate-chapa após seis anos – a última vez havia sido em 2009, quando José Lúcio Glomb venceu Arnaldo Busato Filho. A Chapa XI de Agosto, à frente da OAB-PR há décadas, tem como candidato o advogado José Augusto Araújo de Noronha. Na oposição, a chapa Nova Ordem tem como candidato Samir Mattar Assad, advogado criminalista.
Até a corrida começar de fato, foi preciso que a chapa nova Ordem regularizasse a situação de seus candidatos ou os substituísse. Paralelamente ao debate de propostas eleitorais, ocorrem solicitações de intervenção ao Conselho Federal por condutas da XI de Agosto consideradas abusivas pela Nova Ordem.
A despeito de detalhes – que logicamente devem ser acompanhados pelas autoridades competentes – o que é válido neste momento para a OAB-PR é a possibilidade de debate efetivo, de reflexão sobre a trajetória da instituição até aqui e de análise de propostas.
A atuação da OAB é de interesse não só da advocacia, mas de toda a sociedade. Ao mesmo tempo em que a Ordem defende as prerrogativas do profissionais da advocacia, tem papel importante ao se posicionar diante de questões sociais importantes, especialmente nos momentos de crise.
E para fomentar o debate saudável e democrático, o Justiça & Direito traz nessa edição entrevistas com os dois candidatos: Noronha e Assad. Além das entrevistas em texto, também serão disponibilizados vídeos em nosso site:http://www.gazetadopovo.com.br/vida-publica/justica-e-direito/.
Boa leitura!
Número de obras paradas cresce 38% no governo Lula e 8 mil não têm previsão de conclusão
Fundador de página de checagem tem cargo no governo Lula e financiamento de Soros
Ministros revelam ignorância tecnológica em sessões do STF
Candidato de Zema em 2026, vice-governador de MG aceita enfrentar temas impopulares
Deixe sua opinião