| Foto: Arquivo/Gazeta do Povo

Quem teve acesso à edição da terça-feira (18) do Diário Oficial da Justiça do Estado da Paraíba (TJ-PB) encontrou uma surpresa – ou “surpresis”. No informativo, trechos sobre um processo trabalhista da Vara de Pilões, a cerca de 120 quilômetros de João Pessoa, foram publicados em um “idioma” similar ao que era falado por Mussum, integrante d’Os Trapalhões.

CARREGANDO :)

Interpretado pelo humorista Antônio Carlos Bernardes Gomes, já falecido, o personagem tinha como marca registrada terminar as palavras com “is” e “evis”. O texto do TJ-PB, que aparece na página 44 do Diário da Justiça, contém expressões como cacilds, paisis, filhis e espiritis santis e todo mundo vê os porris que eu tomo, mas ninguém vê os tombis que eu levo! Confira a imagem.

Leia também: Flamengo, galinha e chiclete: por que o STF perde tempo com casos irrelevantes?

Publicidade

Segundo informou a assessoria de imprensa do órgão ao Justiça & Direito, a Corregedoria-Geral do TJ-PB vai abrir uma sindicância interna a respeito do caso, a fim de verificar se a alteração do texto foi obra de um hacker ou fruto de uma falha interna. O site do tribunal já foi invadido anteriormente, em fevereiro, quando mensagens em alusão à luta militar do Curdistão contra o Estado Islâmico foram publicadas no portal.

O TJ-PB também não descarta um erro de edição, com a cópia do conteúdo do site Mussum Ipsum. A ferramenta Lorem Ipsum, bastante conhecida por diagramadores, preenche com expressões em latim lacunas de texto para verificação da formatação, antes de ser utilizado o conteúdo real. Como sátira, designers brasileiros criaram o Mussum Ipsum, que utiliza a “língua” do personagem no lugar das expressões latinas.

O desembargador do Tribunal de Justiça do Estado do Paraná (TJ-PR) José Mauricio Pinto de Almeida explica que quando um texto sai com erro no Diário da Justiça, a praxe é que se faça uma republicação, com as devidas correções. Com a nova publicação, a anterior perde o efeito.

 

Colaborou: Mariana Balan.

Publicidade