A 21.ª Conferência Nacional dos Advogados, que ocorre em Curitiba, começa hoje com uma festa de abertura e se estende até a manhã de quinta-feira. As palestras iniciam na segunda-feira pela manhã, com a conferência magna a ser proferida pelo advogado Dalmo Dalari sobre o tema principal do evento: Liberdade, Democracia e Meio Ambiente. Os painéis centrais, especiais e paralelos começam na segunda à tarde, sempre das 14h30 às 18h30. Nos outros dias serão apresentados também painéis pela manhã (das 8h30 às 12h30).
Haverá 120 palestrantes e 20 painéis principais. Um dos destaques deste ano são os debates que acontecem no último dia: haverá um palestrante a favor e outro contrário a determinado posicionamento. Os três assuntos a serem debatidos são Cotas Raciais e Sociais, Proteção Ambiental e Desenvolvimento e Controle da Comunicação. A conferência magna de encerramento é com o advogado Luis Roberto Barroso, sobre Democracia, Desenvolvimento e Dignidade Humana.
O número de inscritos no evento já superou a marca dos anos anteriores, com cerca de 7 mil pessoas. A conferência dos advogados acontece a cada três anos e a última realizada em Curitiba foi em 1978, quando uma manifestação durante o evento resultou na restauração do habeas corpus naquele momento o Brasil passava pela redemocratização.
Entre os palestrantes estão o presidente do Tribunal Superior Eleitoral, Ricardo Lewandowski; os ministros do Supremo Tribunal Federal Marco Aurélio Mello, Carlos Ayres Brito, Gilmar Mendes, José Antonio Toffoli e Luiz Fux; o procurador-geral da República, Roberto Gurgel, a corregedora do Conselho Nacional de Justiça, Eliana Calmon; o ministro da Educação, Fernando Haddad; a antropóloga Débora Diniz; e o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo.
Além das palestras, o evento contará com uma programação cultural: bate-papo com o jornalista Laurentino Gomes (autor dos livros 1808 e 1822), com o colunista esportivo Juca Kfouri e com o humorista João Claudio Moreno. Haverá ainda shows do grupo Titãs e do cantor Toquinho.
Serviço
A Conferência Nacional dos Advogados acontece no Centro de Convenções ExpoUnimed (Universidade Positivo. Rua Prof. Pedro Viriato Parigot de Souza, 5.300, Campo Comprido Curitiba). As inscrições custam R$ 150 para estudantes e R$ 350 para advogados e outros interessados. Será ofertado certificado de participação com carga horária de 50 horas. A Gazeta do Povo fará a cobertura da conferência em tempo real pela internet (www.gazetadopovo.com.br). Comentários podem ser enviados pelo Twitter (#confoab).
Vida e Cidadania | 2:52
O evento, que já conta com 7 mil inscritos, começou neste domingo (20) e deve se estende até a próxima quinta-feira. Ao todo serão 120 palestrantes e 20 painéis principais. A conferência acontece a cada três anos e a última realizada em Curitiba foi em 1978.
Símbolo da autonomia do BC, Campos Neto se despede com expectativa de aceleração nos juros
Toffoli se prepara para varrer publicações polêmicas da internet; acompanhe o Sem Rodeios
Novo decreto de armas de Lula terá poucas mudanças e frustra setor
Após críticas, Randolfe retira projeto para barrar avanço da direita no Senado em 2026
Deixe sua opinião