A 21.ª Conferência Nacional dos Advogados, que ocorre em Curitiba, começa hoje com uma festa de abertura e se estende até a manhã de quinta-feira. As palestras iniciam na segunda-feira pela manhã, com a conferência magna a ser proferida pelo advogado Dalmo Dalari sobre o tema principal do evento: Liberdade, Democracia e Meio Ambiente. Os painéis centrais, especiais e paralelos começam na segunda à tarde, sempre das 14h30 às 18h30. Nos outros dias serão apresentados também painéis pela manhã (das 8h30 às 12h30).
Haverá 120 palestrantes e 20 painéis principais. Um dos destaques deste ano são os debates que acontecem no último dia: haverá um palestrante a favor e outro contrário a determinado posicionamento. Os três assuntos a serem debatidos são Cotas Raciais e Sociais, Proteção Ambiental e Desenvolvimento e Controle da Comunicação. A conferência magna de encerramento é com o advogado Luis Roberto Barroso, sobre Democracia, Desenvolvimento e Dignidade Humana.
O número de inscritos no evento já superou a marca dos anos anteriores, com cerca de 7 mil pessoas. A conferência dos advogados acontece a cada três anos e a última realizada em Curitiba foi em 1978, quando uma manifestação durante o evento resultou na restauração do habeas corpus naquele momento o Brasil passava pela redemocratização.
Entre os palestrantes estão o presidente do Tribunal Superior Eleitoral, Ricardo Lewandowski; os ministros do Supremo Tribunal Federal Marco Aurélio Mello, Carlos Ayres Brito, Gilmar Mendes, José Antonio Toffoli e Luiz Fux; o procurador-geral da República, Roberto Gurgel, a corregedora do Conselho Nacional de Justiça, Eliana Calmon; o ministro da Educação, Fernando Haddad; a antropóloga Débora Diniz; e o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo.
Além das palestras, o evento contará com uma programação cultural: bate-papo com o jornalista Laurentino Gomes (autor dos livros 1808 e 1822), com o colunista esportivo Juca Kfouri e com o humorista João Claudio Moreno. Haverá ainda shows do grupo Titãs e do cantor Toquinho.
Serviço
A Conferência Nacional dos Advogados acontece no Centro de Convenções ExpoUnimed (Universidade Positivo. Rua Prof. Pedro Viriato Parigot de Souza, 5.300, Campo Comprido Curitiba). As inscrições custam R$ 150 para estudantes e R$ 350 para advogados e outros interessados. Será ofertado certificado de participação com carga horária de 50 horas. A Gazeta do Povo fará a cobertura da conferência em tempo real pela internet (www.gazetadopovo.com.br). Comentários podem ser enviados pelo Twitter (#confoab).
Vida e Cidadania | 2:52
O evento, que já conta com 7 mil inscritos, começou neste domingo (20) e deve se estende até a próxima quinta-feira. Ao todo serão 120 palestrantes e 20 painéis principais. A conferência acontece a cada três anos e a última realizada em Curitiba foi em 1978.
Como a PF costurou diferentes tramas para indiciar Bolsonaro
Cid confirma que Bolsonaro sabia do plano de golpe de Estado, diz advogado
Problemas para Alexandre de Moraes na operação contra Bolsonaro e militares; assista ao Sem Rodeios
Deputados da base governista pressionam Lira a arquivar anistia após indiciamento de Bolsonaro