As eleições municipais deste ano serão as primeiras regidas pela Lei 13.165/2015, que altera leis eleitorais anteriores. Para esclarecer dúvidas sobre a nova norma, o Guia Prático das Eleições 2016 foi lançado pelo escritório Vernalha Guimarães & Pereira Advogados. O material é gratuito e foi elaborado pelo setor de Direito Eleitoral e do Administrador Público da banca.
O guia é dedicado principalmente a advogados, candidatos, partidos políticos, equipes dos comitês de campanha e imprensa. O conteúdo apresenta diversos aspectos relativos às regras de publicidade, prazos e doação às campanhas eleitorais, que serão diferentes na corrida municipal de 2016.
A Lei 13.165 alterou substancialmente a Lei das Eleições (Lei n.º 9.504/97), a Lei dos Partidos Políticos (Lei n.º 9.096/95) e o Código Eleitoral. A nova norma diminui o período de campanha de 90 para 45 dias e a propaganda eleitoral foi consideravelmente restringida com o objetivo de reduzir os gastos das campanhas.
Além disso, ao julgar a Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 4650, o Supremo Tribunal Federal (STF) proibiu o financiamento empresarial de campanhas e partidos. São permitidas agora somente doações por pessoas físicas, que, segundo o guia, no pleito de 2014 foram responsáveis por apenas 3% do total arrecadado pelas campanhas brasileiras.
Devido à alteração do “jogo político”, o material traz orientações objetivas sobre a legislação eleitoral com quatro pontos principais: convenções e registro de candidaturas, propaganda eleitoral, condutas vedadas a agentes públicos e arrecadação e prestação de contas.
O “Guia Prático das Eleições 2016 está disponível para download no site do site do VG&P.
Braga Netto repassou dinheiro em sacola de vinho para operação que mataria Moraes, diz PF
Defesa de Braga Netto diz que provará que não houve obstrução das investigações
Parlamentares de direita e integrantes do governo repercutem prisão de Braga Netto
Da revolução à ruína: a fraqueza original que selou o destino do comunismo soviético
Deixe sua opinião