Mais que esperar uma liberação da publicidade nas redes sociais pelo novo Código de Ética, os advogados deveriam fazer melhor o que já está autorizado pelo Conselho Federal da OAB. “Escritórios de advocacia devem gerar lucro e para isso seus sócios podem recorrer a todos os meios disponíveis”, afirma Alexandre Motta, especialista em Marketing Jurídico.
Segundo Motta, muitos advogados não sabem trabalhar na internet para alavancar os negócios. “Há normas, mas tem os que não respeitam. Estimular a litigância é proibido. Mostrar-se qualificado para uma demanda, caso ela ocorra, é possível. O artigo, a palestra que você fez, o comentário de uma notícia mostram às pessoas que você é relevante naquela área”, diz.
Motta aponta dois erros comuns dos advogados nas redes sociais. “O principal é sair vendendo o escritório, com textos do “procure a gente”. Outro erro comum é o advogado ter uma página do escritório arrumadinha e um perfil pessoal bagunçado, com fotos bebendo cerveja”, afirma.
Uma dica do especialista é organizar o escritório para dar conta de eventuais telefonemas motivados por publicações nas redes sociais. “Se você publica um artigo e um potencial cliente telefonar para o escritório pedindo mais informações, não pode acontecer de ninguém no escritório saber sobre a publicação”, explica.
Lula empurra conflitos com o Congresso e terá dificuldade para impor sua agenda em 2026
Governo do Paraguai entrega Silvinei Vasques à Polícia Federal
OEA aponta falta de critérios sobre "desinformação" e ameaça à liberdade de expressão no Brasil
PL descarta recuo de Flávio Bolsonaro com ida de Carlos para SC e abre caminho para Castro ao Senado