Profissão tradicional na sociedade brasileira, a advocacia vai bem além dos estereótipos. Para quem está no dia a dia, a rotina de vistas a tribunais e representação dos clientes nos conflitos jurídicos não é tão glamurosa como muitos idealizam. Os profissionais lidam com burocracia, enfrentam chá de cadeira, e ainda há problemas técnicos ao lidarem com o processo eletrônico. Mas os desafios não tiram a consciência do papel que esses profissionais têm não só para seus clientes, mas para a sociedade. O Justiça & Direito conversou com advogados que responderam à pergunta sobre o que significa atuar na profissão.
Um dos pontos mais citados é a incerteza que a advocacia enfrenta hoje, as coisas mudam muito rápido e é preciso se adaptar em um mercado saturado de profissionais. O Brasil tem 1,3 mil faculdades de direito.
A tecnologia também foi muito citada e compõe o cenário das incertezas. O ritmo é frenético e os clientes e a sociedade exigem cada vez mais. Os profissionais precisam estar conectados, atender em quase em tempo real e, independentemente da área em que atuem, ter uma visão mais multicultural, acompanhando um mundo em que as informações circulam muito rápido.
Como a solução diária de falhas ou quedas dos sistemas de processo eletrônico independe de iniciativas do/a profissional, pode-se dizer que ser advogado/a hoje é ter menos controle sobre as próprias ferramentas de trabalho
Ser advogado é mais incerto hoje do que era há 30 anos. É preciso aprender a conviver com o dinamismo do direito, das demandas dos clientes e das demandas sociais, e se esforçar para ser fiel ao mandato que o cliente nos outorga. Não tá fácil!
Ser advogado é um desafio. É conseguir distanciar-se dos fatos e ter uma visão objetiva da situação e da lei enquanto, ao mesmo tempo, defende de forma apaixonada e intransigente o direito do cliente.
O papel do advogado é cada vez mais importante nos dias de hoje. A orientação pontual de um profissional da advocacia é fundamental para prevenir prejuízos, dar segurança jurídica e garantir direitos. O advogado é fundamental à administração da Justiça e também para a própria vida das pessoas na sociedade, defendendo os valores essenciais da vida em sociedade: a liberdade, a dignidade e os direitos humanos.
Nos dias atuais, ser advogado é lutar com muita determinação e com ética, nas causas que defende. É pugnar continuamente pela melhoria da Justiça, que tem morosidade crônica . É ter conhecimento e equilíbrio para sobreviver na competição feroz , causada pelo excesso de cursos de direito. E , acima de tudo, não esquecer os ideais, pois sem advogado não há justiça, nem democracia.
Ser advogado é adotar como mantra a frase de Ruy Barbosa ‘maior que a tristeza de não haver vencido é a vergonha de não ter lutado’
Advogado hoje é aquele que busca o equilíbrio entre o direito e a política, o justo e o possível
Neste mundo, onde as inovações ocorrem rapidamente e o moderno de hoje é o arcaico de amanhã, entendo que o advogado convive em um ritmo frenético. Estamos vivendo uma nova realidade. Conviver com estas práticas de gestão que chegaram ao mundo jurídico, e vieram para ficar, é o nosso maior desafio. Para isso, é primordial que os advogados tenham em mente duas premissas: foco permanente no cliente e entendimento sobre o seu negócio
O advogado é o profissional do direito e da justiça que atua no interesse não só de uma classe, mas também no interesse público. O advogado é um consultor da comunidade, não só porque responde às duvidas, como também no interesse público, as esclarecer aspectos do próprio direito quando há conflitos sociais e humanos. Ele é fundamental não só prestação de serviço qualificado, mas tem função social, pois quando defende determinada pessoa também defende o interesse público.
Ser advogado é defender posições. Porém, sem abrir mão do diálogo, pois, afinal, cada vez mais as soluções jurídicas adequadas estão fora do litígio. Isso tudo aliado ao conhecimento técnico profundo. O desenvolvimento constante da maturidade institucional exige do advogado a busca das soluções dentro do sistema constitucional, com fidelidade. Sem deixar de lado o crescimento intelectual e a busca de novas saídas dentro dos marcos estabelecidos.
Ser advogada nos dias atuais é vocalizar com firmeza o chamamento da justiça e a responsabilidade que se requer em relação ao outro.
Para ser advogado nos dias de hoje é necessário estar conectado ao mundo moderno, compreender e se entender com todos os povos e culturas, além de responder aos clientes em tempo quase real”
Deixe sua opinião