Na semana em que é celebrado o Dia do Advogado ( dia 11), a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) começa as Caravana das Prerrogativas pelo estado do Paraná. O evento, organizado pelo Conselho Federal, tem como objetivo discutir e promover a valorização dos direitos dos advogados. A abertura será nesta terça-feira (9), na OAB de Londrina, a partir das 19h, e contará com a presença do presidente da OAB, Claudio Lamachia.
Na caravana, estarão em pauta questões relacionadas ao desrespeito às prerrogativas profissionais e suas consequências, como o enfraquecimento da advocacia e da cidadania. Alguns dos problemas mais recorrentes em todo o país são retenção de anotações nos presídios, gravações de conversas com clientes, buscas indiscriminadas nos escritórios, além da desvalorização da profissão de um modo geral.
Lamachia vai passar também por Cascavel e fará uma visita à Penitenciária Federal de Catanduvas. Também participam da Caravana Jarbas Vasconcelos e Cássio Telles, respectivamente presidente e vice da Comissão Nacional de Defesa das Prerrogativas e Valorização da Advocacia. Telles foi o idealizador de eventos sobre prerrogativas, que começaram a ser realizados no Paraná e depois a ideia foi levada a para o Conselho Federal.
“Temos visto o aumento de violações à prerrogativas dos advogados, como a dificuldade no acesso aos autos, no acesso aos presos e o desrespeito da comunicação sigilosa dos profissionais com seus clientes”, diz o presidente da Seccional do Paraná, José Augusto Araújo de Noronha. Segundo ele, o evento é importante porque traz aos membros da comissão de prerrogativas aqui do Paraná as diretrizes do Conselho Federal.
Alexandre Quadros, presidente da Câmara de Direitos e Prerrogativas, explica que o objetivo principal da caravana é a valorização da atividade profissional e social do advogado.
“Ultimamente, temos visto a redução do papel do advogado em razão de política e da linha da orientação de determinados magistrados. Também ocorre de advogados serem confundidos com o réu. Ao invés de fazer escuta telefônica do réu, fazem do advogado”, diz Quadros. Ele explica que o projeto tem como objetivo reforçar a atividade do dia a dia dos profissionais.
“Se o advogado não é livre para o exercício da sua atividade, o cidadão não tem pleno acesso a seus direitos”, acrescenta o presidente da Câmara de Prerrogativas.
Confira o cronograma da Caravana no Paraná
9 de agosto, 20 horas - OAB Londrina
10 de agosto, 14 horas – Visita à Penitenciária Federal de Catanduvas
10 de agosto, 9 horas – OAB Maringá
10 de agosto, 17 horas – OAB Cascavel
11 de agosto, 9 horas – OAB Paraná
Governo quer limitar uso de armas por policiais e vincular verbas federais a novas normas
“Extremamente grave”, diz médico de Lula sobre sangramento e risco de morte
Indústria pede que Lula vete “jabutis” que encarecem conta de luz em 9%
Frente do agro cobra investigação imparcial sobre “ações isoladas” a Braga Netto
Deixe sua opinião