O TRE (Tribunal Regional Eleitoral) do Rio Grande do Norte decidiu hoje pelo afastamento do cargo da governadora do Rio Grande do Norte, Rosalba Ciarlini (DEM).
Os juízes decidiram pelo afastamento imediato da única governadora do DEM no país --o que deve ocorrer após a publicação da decisão.
Os magistrados também determinaram a posse do vice-governador, Robinson Faria (PSD), que rompeu com Rosalba no primeiro ano de gestão.
A Justiça Eleitoral considerou que Rosalba praticou abuso de poder político e econômico ao viajar dezenas de vezes a Mossoró durante a campanha eleitoral do ano passado para apoiar a candidata Cláudia Regina (DEM), afastada do cargo na semana passada pela mesma acusação de abuso de poder na campanha.
A reportagem entrou em contato com o governo do RN, que ainda não havia comentado a decisão até o momento.Rosalba Ciarlini foi a primeira prefeita de Mossoró e a primeira senadora do Rio Grande do Norte. Formada em medicina pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Rosalba assumiu, em 1988, o primeiro dos três mandatos como prefeita da segunda maior cidade do Estado, conquistando novos mandatos em 1996 e 2000. Em 2006, foi eleita senadora.Caso Robinson Faria assuma, será o terceiro governador do PSD, que já comanda os Estados do Amazonas, com Omar Aziz, e de Santa Catarina, com Raimundo Colombo.
Em nota, DEM faz defesa de governadora afastada
O presidente do Democratas, senador José Agripino (RN), divulgou na noite desta terça-feira uma nota em defesa da governadora do Rio Grande do Norte, Rosalba Ciarlini, afastada do cargo pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE) daquele Estado por abuso de poder econômico e político. "Decisões judiciais tomadas devem ser cumpridas. Mas elas não são infalíveis. Existem instâncias e recursos. O Democratas, no que possa, não faltará a governadora Rosalba Ciarlini em cuja probidade sempre confiou", disse o senador em nota.
Esquerda tenta mudar regra eleitoral para impedir maioria conservadora no Senado após 2026
Falas de ministros do STF revelam pouco caso com princípios democráticos
Sob pressão do mercado e enfraquecido no governo, Haddad atravessa seu pior momento
Síria: o que esperar depois da queda da ditadura de Assad
Deixe sua opinião