O Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) começa hoje a fazer o recadastramento eleitoral em 105 municípios paranaenses com número muito alto de eleitores em relação à população. Os eleitores desses municípios (veja a relação ao lado) terão de comparecer aos cartórios eleitorais de suas cidades para se recadastrar até o dia 5 de dezembro. Caso não façam isso, o título será automaticamente cancelado. Para se recadastrar, o eleitor deve comparecer ao cartório com o título em mãos, a carteira de identidade e um comprovante de residência atualizado.
No total, 107 cidades paranaenses deverão fazer o recadastramento. Duas Braganey e Iguatu já iniciaram o processo de revalidação dos títulos, que é determinado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) quando a relação populaçãoeleitor ultrapassa o porcentual de 80%. Esse porcentual é indicador de distorções na lista de eleitores (pessoas já falecidas que continuam inscritas, que moram em outras cidades, etc).
Além disso, a revisão também ocorre quando o total de transferências de títulos na cidade, durante o ano, é 10% maior em relação às transferências do ano anterior e quando o eleitorado for superior ao dobro da população entre 10 e 15 anos, somados também aos moradores com mais de 70 anos. Os três requisitos devem ser cumpridos simultaneamente para que haja o recadastramento.
Em todo o país, o TSE determinou a revisão do eleitorado em 1.128 dos 5.564 municípios brasileiros quase um quarto das cidades brasileiras. No total, 6,8 milhões de eleitores de 24 estados deverão comparecer ao cartório eleitoral de seu município para regularizar a sua situação. Não haverá revisão apenas no Amapá, Roraima e no Distrito Federal.
Moraes eleva confusão de papéis ao ápice em investigação sobre suposto golpe
Indiciamento de Bolsonaro é novo teste para a democracia
Países da Europa estão se preparando para lidar com eventual avanço de Putin sobre o continente
Ataque de Israel em Beirute deixa ao menos 11 mortos; líder do Hezbollah era alvo