O Fórum Eleitoral Desembargador Roberto Pacheco Rocha foi inaugurado ontem. O edifício fica em frente à sede do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), no bairro Parolin, em Curitiba. O novo prédio abrigará todos os cartórios eleitorais, a central de atendimentos aos eleitores e as salas dos juízes eleitorais. O fórum será também o local do treinamento dos mesários e funcionará como depósito das urnas eletrônicas.
Segundo a assessoria do TRE, a mudança ocorreu devido à falta de espaço para acomodar adequadamente os cartórios eleitorais no antigo prédio do tribunal. Dessa forma, a área destinada a cada um dos setores será maior no novo edifício.
A sede do TRE tem cerca de dez anos e já não comportava a demanda da Justiça Eleitoral. Com as alterações, alguns setores como a informática serão distribuídos no prédio antigo.
Além disso, havia a necessidade de separar as instâncias da Justiça Eleitoral para facilitar e agilizar o atendimento. A 1ª instância (juízes eleitorais) atenderá na sede nova, enquanto que a 2ª instância (TRE) permanecerá na antiga.
O custo total da obra do fórum ficou em R$ 10,8 milhões.
STF e governistas intensificam ataques para desgastar Tarcísio como rival de Lula em 2026
Governo e estatais patrocinam evento que ataca agronegócio como “modelo da morte”
Pacote fiscal pífio leva Copom a adotar o torniquete monetário
Por que o grupo de advogados de esquerda Prerrogativas fez festa para adular Janja