O Ministério Público Eleitoral investiga o prefeito de Araçatuba (SP), Cido Sério (PT), e o vereador Cláudio Aparecido da Silva (PMN), por distribuírem milhares de panetones e santinhos em forma de calendários aos eleitores da periferia da cidade. Nos dias 30 e 31 de dezembro, cabos eleitorais dos dois políticos foram vistos entregando os panetones acompanhados de santinhos em forma de calendários com fotos dos dois políticos.

CARREGANDO :)

O material era retirado de Kombis lotadas que circulavam os bairros da cidade. Alguns cabos eleitorais que faziam a entrega eram assessores do vereador que trabalham na Câmara de Araçatuba.

Na segunda-feira (9), o promotor eleitoral Lindson Gimenes de Almeida abriu inquérito para apurar se a distribuição caracteriza crime de propaganda eleitoral antecipada, uma vez que os dois políticos são candidatos à reeleição em 7 de outubro e a legislação prevê que a campanha só poderá ser feita a partir de 6 de julho de 2013. Se a Justiça Eleitoral constatar crime eleitoral, os dois políticos podem ter o pedido de suas candidaturas impugnadas.

Publicidade

A assessoria do prefeito informou que a distribuição ocorreu por conta do vereador, mas que ele (prefeito) não vê qualquer problema na distribuição dos calendários com fotos e dos panetones, que é feita tradicionalmente pelo vereador nos finais de ano. A assessoria do vereador informou que ele está de férias no litoral e só vai falar sobre o assunto quando retornar à cidade, no dia 16 de janeiro.