Dados di Sistema Integrado de Informações Penitenciárias (Infopen) mostram que o julgamento da ação penal 470 no Supremo Tribunal Federal (STF) deve aumentar bem o número de condenados por corrupção ou por crimes contra o sistema financeiro. As estatísticas indicam que são 632 os que receberam condenação por corrupção ativa ou passiva.

CARREGANDO :)

As estatísticas do sistema penitenciário mostram que 575 pessoas cumprem pena por corrupção ativa. Já por corrupção passiva são apenas 57 pessoas - no mensalão, a Procuradoria Geral da República denunciou 12 pessoas pelo crime. Entre eles, o ex-presidente do Banco do Brasil Henrique Pizzolato, o ex-presidente do PL (atual PR) Valdemar Costa Neto e o presidente do PTB, Roberto Jefferson, delator do esquema. O revisor da ação penal, ministro Ricardo Lewandowski, já condenou os três pelo crime, que tem pena de reclusão de dois a 12 anos e multa.

No caso dos crimes cometidos contra o sistema financeiro, não há nenhum registro de prisão. As estatísticas do Infopen incluem presos provisórios, em regime aberto, semiaberto, fechado e medidas de internação. A população carcerária no Brasil é de 514 5 mil pessoas cumprindo pena em 2,6 mil estabelecimentos penais. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Publicidade
Veja também
  • STF inicia nesta semana julgamento de Dirceu, Delúbio e Genoino
  • Relator do processo do Mensalão prepara penas duras para Dirceu e Delúbio
  • Barbosa diz que Marco Aurélio é obstáculo à presidência do Supremo