A prefeita de Maripá, no Oeste do Paraná, Jacira Quirino Alves (PMDB), terá de substituir parte das placas da nova frota do município. De acordo com a ação civil pública proposta pelo Ministério Público do Paraná (MP-PR), oito dos onze veículos adquiridos em 2009 e no ano passado pela administração municipal foram emplacados com as iniciais do nome da prefeita ou com o número 15, que representa a legenda do partido a que ela é filiada.
Segundo o promotor Régis Rogério Vicente Sartori, os veículos "batizados" com as letras AJQ ou AKJ fariam, no primeiro caso, uma referência ao nome da prefeita, e, no segundo, alusão ao que a população já vinha interpretando como "Administração Jacira Quirino". Cinco carros traziam ainda o número que identifica o PMDB na urnas, 15.
Por meio de liminar, a Vara Cível de Palotina determinou que Jacira troque as placas atuais por outras com identificação aleatória e arque com os custos da substituição, além de proibir que repita a atitude, sob risco de ser multada em R$ 500 por dia. O MP ainda pede que a prefeita seja condenada por ato de improbidade administrativa, o que pode, entre outros, resultar em suspensão dos direitos políticos.
Em nota, a prefeita declarou que está providenciando a substituição das placas. Jacira disse ainda que imaginou não haver problema na iniciativa. "Como é de conhecimento geral, esta é uma prática que já vem acontecendo há anos não apenas em Maripá, mas em vários outros municípios", disse.
Justiça do Trabalho desafia STF e manda aplicativos contratarem trabalhadores
Parlamento da Coreia do Sul tem tumulto após votação contra lei marcial decretada pelo presidente
Correios adotam “medidas urgentes” para evitar “insolvência” após prejuízo recorde
Milei divulga ranking que mostra peso argentino como “melhor moeda do mundo” e real como a pior
Deixe sua opinião