O juiz federal Sergio Moro ouve nesta quarta-feira (20) os primeiros réus da operação Pixuleco, 17.ª. fase da Operação Lava Jato , da Policia Federal. Os operadores Milton e José Adolfo Pascowitch, e o ex-gerente da Petrobras Pedro Barusco serão os primeiros a serem interrogados no processo. O começo da audiência estava marcado para as 14 horas.
SAIBA MAIS: Um resumo da Operação Lava Jato
Os Pascowitch chegaram juntos por volta das 13h30 e não quiseram falar com a imprensa. Os dois são apontados como operadores do esquema de pagamento de propina por obras da Petrobras e firmaram acordos de colaboração premiada. Barusco também firmou acordo com a força-tarefa. Por serem colaboradores, os três réus ouvidos nesta quarta não poderão permanecer em silêncio e serão obrigados a responder todas as perguntas feitas em juízo.
Além dos réus ouvidos nesta quarta, respondem ao processo o ex-diretor da Petrobras Renato Duque e o ex-ministro da Casa Civil José Dirceu, entre outros. Os investigadores acreditam que chegaram ao mentor do esquema de corrupção na Petrobras ao prender Dirceu na Lava Jato.
Essa é a primeira audiência da Lava Jato de 2016. Os prazos estavam suspensos porque Moro estava de férias. A primeira audiência pode ser marcada pela tensão entre advogados, procuradores e juiz do caso. Na semana passada, um grupo de advogados de réus da operação publicou uma nota de repúdio a operação nos jornais de circulação nacional. As defesas reclamam do vazamento seletivo de informações, cerceamento de defesa, uso de prisões preventivas para obtenção de colaborações premiadas, entre outros pontos. A queixa é recorrente na Lava Jato e já gerou conflitos entre advogados e Moro em outras audiências do caso.
Braga Netto repassou dinheiro em sacola de vinho para operação que mataria Moraes, diz PF
Defesa de Braga Netto diz que provará que não houve obstrução das investigações
Parlamentares de direita e integrantes do governo repercutem prisão de Braga Netto
Da revolução à ruína: a fraqueza original que selou o destino do comunismo soviético