O PMDB paranaense se reúne amanhã, em Curitiba, e vai oficializar as candidaturas a deputados estadual e federal no estado. Os pré-candidatos receberão ainda orientações sobre a legislação eleitoral e a documentação para a candidatura. Os peemedebistas esperam lançar 81 candidatos ao legislativo estadual e 45 à Câmara Federal. O governador Roberto Requião participa do encontro.

CARREGANDO :)

Avanço – Em companhia do governador Roberto Requião pelo interior do estado, o deputado estadual Alexandre Curi (PMDB) comemorou o recuo do TSE quanto às regras da verticalização. Segundo ele, as conversas de coligação entre o PMDB e o PSDB no Paraná estão bem avançadas. "Todos os deputados estaduais, dos dois partidos, já se manifestaram a favor da união. Só falta o presidente tucano, deputado Valdir Rossoni, decidir. Acho que ele deve acabar acatando tal decisão", disse.

Avanço 2 – Políticos peemedebistas comentam que Requião teria convencido o candidato Geraldo Alckmin (PSDB) e o presidente do PSDB, o senador Tasso Jereissati, sobre a coligação com o PMDB no Paraná. O presidente da Assembléia Legislativa, Hermas Brandão, seria o vice de Requião, e o PMDB abriria mão da disputa pelo Senado para a reeleição de Alvaro Dias.

Publicidade

Empecilho – O único problema a ser administrado pelo PMDB nessa aliança com o PSDB seria o vice-governador Orlando Pessuti. Apesar de ter sido eleito conselheiro do Tribunal de Contas, Pessuti esperava ser vice novamente na chapa de Requião. Ele deve reivindicar pelo menos a vaga para o Senado.

Planos – Orlando Pessuti diz que, na possibilidade de chapa pura do PMDB, a primeira opção para a vice seria ele, deixando clara sua preferência de continuar na vida pública a ir para o Tribunal de Contas.

Recuo – O deputado estadual Augustinho Zucchi (PDT) disse que conversou com o presidente do PSDB no estado, Valdir Rossoni, e que os tucanos prometeram esperar mesmo a decisão do senador Osmar Dias. "Inclusive, o próprio presidente nacional do PSDB, Tasso Jereissati, nos afirmou que tem um compromisso com o senador Osmar Dias."

Desunidos – Augustinho Zucchi afirmou que, mesmo com o PDT e o PSDB lançando candidatos próprios a presidente da República, Osmar Dias poderá concorrer ao governo. "Há três partidos que não vão lançar candidato e que estarão com o PDT, o que nos dará tempo de televisão. E alguns outros partidos vão com o PSDB", disse.

Endinheirado – O PT promove dia 19 um jantar por adesão no restaurante Dom Antônio, em Santa Felicidade. Cada convite custa R$ 300, e a verba já irá para o caixa de campanha de Flávio Arns.

Publicidade

Clareza – O senador e pré-candidato do PT ao governo do estado, Flávio Arns, disse que o presidente Lula tem conversado muito com os líderes do PMDB, tanto para a eleição como para governabilidade. "Mas há um grande problema nisso, que é a fragmentação e a falta de clareza do PMDB. Eles não sabem o que querem e a situação fica complicada", disse Arns. "Mas acho que o PMDB não lançará candidato à presidência nem fará coligações nacionais, tudo para ficar livre nos estados."

Incoerência – Sobre uma coligação entre o PMDB do Paraná e o PSDB, Flávio Arns disse que considera uma grande "incoerência" e que o governador Roberto Requião seria afetado com essa posição junto a seus eleitores. "Ele teria uma dificuldade acentuada, pois todos sabem que o Requião sempre esteve ao lado do Lula."

Pinga-fogo

* "O PFL descarta qualquer possibilidade de aliança com o PMDB do governador Requião", disse o deputado federal Eduardo Sciarra (PFL), ao comentar as negociações envolvendo o PMDB e o PSDB no Paraná

* "Não sei se o PMDB nos quer, mas tenho certeza de uma coisa: nós não vamos nos aliar com o PMDB de Requião", disse

Publicidade

* Depois da articulação nos bastidores da Câmara de Curitiba para evitar a votação do projeto do Dia da Bíblia, do vereador Manassés Oliveira (PPS), um grupo de católicos deseja lançar o vereador Tito Zeglin (PDT) a deputado estadual

* O grupo afirma que o arcebispo Dom Moacir Vitti daria a bênção

* O deputado Caíto Quintana (PMDB) recebeu sexta-feira o título de Cidadão Honorário de Francisco Beltrão, no Sudoeste do estado.