• Carregando...
Maria Goretti (PSDB) | Antônio More/ Gazeta do Povo
Maria Goretti (PSDB)| Foto: Antônio More/ Gazeta do Povo
  • Meroujy Giacomassi Cavet, nova secretária de Recursos Humanos de Curitiba
  • Luiz Claudio Romanelli (PMDB), deputado estadual

Os vereadores de Curitiba aprovaram em primeira discussão, ontem, o projeto que prevê a incorporação de metade dos benefícios concedidos aos servidores da Casa como gratificações à folha de pagamento da Câmara. Na prática, os vencimentos dos funcionários continuarão os mesmos, mas a folha terá mais gastos com a aposentadoria do funcionalismo. O projeto, de autoria da Comissão Executiva, terá impacto de mais de R$ 80 mil por mês, segundo projeções da oposição. As mudanças valem para todos os funcionários de carreira do Legislativo. A bancada de oposição na Câmara, composta pelo PV, PMDB, PT e PDT, votou contra o projeto. A tucana Maria Goretti (foto) também foi contra. Para a vereadora Professora Josete (PT), o projeto fere a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), já que cria um gasto fixo em final de mandato.

Na carne

A presidente Dilma Rousseff disse ontem que a sua geração "sentiu na carne" o abuso e a truculência do Estado, ao fazer referência ao seu passado de contestação à ditadura militar. O comentário foi feito na solenidade de entrega do Prêmio Direitos Humanos, no Palácio do Itamaraty, em Brasília. "Esse assunto, além de ser importante, ele me comove porque a minha geração sentiu na carne o abuso do poder, a truculência do Estado, e sabe perfeitamente como é importante e fundamental o respeito pelos direitos humanos", disse Dilma.

Novela

A Comissão de Finanças da Assembleia Legislativa aguarda para hoje o envio por parte da Paranaprevidência de uma lista de esclarecimentos a respeito do impacto financeiro do projeto de reestruturação do plano de custeio do órgão. Alegando ausência de documentos para analisar a fundo a proposta, o relator da matéria, Enio Verri (PT), deu parecer prévio contrário à medida. Apesar da pressão da oposição e dos servidores, o governo pretende aprovar o projeto até amanha, quando terminam os trabalhos legislativos de 2012.

Descontentes

No Palácio Iguaçu, houve espanto e descontentamento com o anúncio da nova secretária de Recursos Humanos de Curitiba. Meroujy Giacomassi Cavet (foto 1) era braço direito do vice-governador Flávio Arns (PSDB). Como Gustavo Fruet (PDT) faz oposição ao governo, surgiram dúvidas sobre se havia gente trabalhando pela oposição dentro do Palácio.

Cachoeira

Às vésperas do prazo estipulado para o fim dos trabalhos dia 22 de dezembro, a CPMI (Comissão Parlamentar Mista de Inquérito) que investiga as relações do contraventor Carlinhos Cachoeira com políticos e empresários deve votar hoje o relatório final do deputado Odair Cunha (PT-MG). Na avaliação do líder do PSDB no Senado, Álvaro Dias (PR), a votação está ameaçada, pois, segundo ele, não há consenso nem mesmo entre os governistas. "O relatório não agradou nem ao governo, nem à oposição. Fica a impressão de que o comando da CPI prefere não votar a ser derrotado’’, disse.

Pinga-fogo

"Toda onça tem o seu dia de tapete."

Do deputado estadual licenciado e secretário do Trabalho, Luiz Claudio Romanelli (foto 2), numa indireta ao senador Roberto Requião, que foi derrotado na eleição para a presidência do PMDB no Paraná.

Colaboraram: Euclides Lucas Garcia, Chico Marés e Karlos Kohlbach.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]