Dr. Rosinha questionou a legitimidade do governo dos Estados Unidos para classificar como "ditaduras" regimes existentes na América Latina. Em visita ao Brasil nesta semana, o subsecretário de Estado americano, Nicholas Burns, citou Cuba e Venezuela como duas "exceções" em uma América Latina "comprometida com a democracia". O deputado Dr. Rosinha defende o ingresso da Venezuela no Mercosul.
Juntos Uma reunião hoje em Brasília, no Palácio do Planalto, vai promover um reencontro entre o prefeito Beto Richa (PSDB) e o governador Roberto Requião (PMDB). Na ocasião, serão discutidos quais projetos receberão os cerca de R$ 600 milhões previstos no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) para saneamento e habitação no Paraná. Depois de definidas as propostas, será agendada uma visita do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ao estado para anunciar as obras, provavelmente na sexta-feira.
Tranqüilidade As eleições de diretórios municipais do PMDB em 107 cidades do Paraná trancorreram em sua maior parte de forma tranqüila. Assim avalia o presidente estadual do partido, Renato Adur, lembrando que na maioria das cidades o partido teve chapa única. Com a eleição dos diretórios, diz Adur, faltam somente duas ou três cidades para que o PMDB atinja o objetivo de ter diretórios em todos os municípios do estado.
Por pouco A eleição mais acirrada foi a do diretório municipal do PMDB de Maringá. Com 1.088 votantes, a chapa vencedora foi "Governador Roberto Requião", encabeçada por Umberto Crispim, o deputado federal Odílio Balbinotti e o empresário Edmar Arruda. Por 575 a 510, a situação venceu a oposicionista "Manda-Brasa", dos vereadores Mário Hossokawa e John Alves e o ex-reitor da UEM, Gilberto Pavanelli.
Acirrada Como o preenchimento das cadeiras do diretório é proporcional ao resultado eleitoral, os situacionistas que acusavam a chapa de oposição de querer favorecer o atual prefeito de Maringá, Silvio Barros (sem partido) terão uma leve vantagem na composição, com 54% das vagas. Segundo Adur, foi a mais disputada dos 107 municípios.
Melhor A disputa pela prefeitura de Londrina promete emoções. O presidente estadual do PT e pré-candidato a prefeito, André Vargas, diz que há três visões de Londrina atualmente. "Uma populista e paternalista, que é a do deputado estadual Antônio Belinati (PP). Outra de direita, prepotente e autoritária, que é a do Hauly. E a democrática, sem manipulações, que é a minha, a do PT." Para Vargas, é preciso que seus adversários tenham um visão mais "afirmativa" da cidade. "Não podemos fazer a política do ataque, onde tudo está ruim."
Regressão O tucano Hauly reagiu dizendo que nunca ouviu "uma análise tão idiota e imbecil com a do petista" e que Londrina, com o PT e Belinati, regrediu 50%. "Por exemplo, o município era responsável por 6,4% do ICMS do Paraná, antes deles. Agora, está com 3,1% do ICMS do estado", afirmou o deputado, frisando que a administração petista persegue os cidadãos e que, enquanto a cidade pedia paz, o governo do PT enviou a Londrina "a Polícia Federal para tomar mercadorias dos que lutam para viver, os camelôs".
Rigor Na lista de reclamações que chegam à Comissão de Defesa do Consumidor da Câmara, os fornecedores de produtos pela internet estão entre os mais criticados pelo consumidor por não oferecerem as mesmas facilidades da hora da compra para quem quer cancelar seus pedidos. Um projeto que vai ser votado no próximo mês obriga as empresas a oferecer, no próprio site, o serviço de cancelamento da compra. A proposta é do presidente da Comissão de Defesa do Consumidor, o deputado federal de Guarapuava, Cézar Silvestri (PPS).
*****
"Quem são os EUA para medir a democracia no mundo?"
Dr. Rosinha (PT-PR), deputado federal e vice-presidente do Parlamento do Mercosul.
*****
Pinga-Fogo
A partir de quarta-feira, os deputados estaduais entram em recesso parlamentar. Pela primeira vez, será o mais curto da Assembléia Legislativa
*** A mudança no calendário foi feita pelos próprios deputados, que reduziram em 15 dias as férias em julho e cortaram 22 dias no recesso do fim do ano
*** O deputado Ney Leprevost (PP) apresenta hoje projeto que proíbe as empresas de telefonia celular que operam no Paraná de enviar mensagens promocionais de texto ou correios de voz aos usuários, sem autorização expressa
*** Se a proposta virar lei, a penalidade para a empresa que insistir na prática será isentar o usuário do pagamento da conta no mês em que foi enviada a mensagem
*** A votação do projeto que cria no Paraná o Programa Academia da Terceira Idade vai ficar para o segundo semestre
*** De acordo como autor da proposta, Luiz Nishimori (PSDB), a lei estabelece que o governo tem de oferecer oportunidades de prática do esporte e de lazer para pessoas com mais de 60 anos.
Deixe sua opinião