• Carregando...

Os quatro governadores do Codesul, bloco formado por Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e Mato Grosso do Sul e presidido pelo governador Roberto Requião, irão propor junto ao Supremo Tribunal Federal (STF) uma Ação Declaratória contra a Lei Kandir. O documento será entregue ao presidente do STF, ministro Nelson Jobim, na próxima quarta-feira, em Brasília.

Surpresa – Os participantes da 2.ª Conferência da Cidade de Curitiba esperavam que o prefeito Beto Richa comparecesse à solenidade de abertura, no sábado. O prefeito interino Luciano Ducci o representou. Minutos antes de Ducci falar, um grupo de estudantes interrompeu a sessão com palavras de ordem pedindo o passe livre. Passaram acorrentados para simbolizar a imobilidade do estudante devido ao preço do transporte coletivo.

Revolta – Os delegados representantes do diretório municipal de Curitiba no Congresso Estadual do PSB não compareceram. O congresso foi realizado no sábado e elegeu a direção estadual do partido. Na semana passada, membros do diretório curitibano questionaram a inscrição da chapa ao diretório estadual que tinha poucos nomes curitibanos. A chapa foi apresentada pelo presidente regional do PSB, Severino Araújo.

Eleição – O congresso do PSB reuniu 210 dos 280 delegados inscritos. O vice-prefeito de Curitiba, Luciano Ducci, que estava inscrito na chapa, pediu para retirar seu nome. Ele queria que ao menos um terço da chapa fosse composto por representantes do diretório de Curitiba. Como não houve acordo, ele retirou seu nome. O novo presidente regional do PSB deve ser escolhido pela nova direção eleita. Volta – Após o recesso parlamentar de julho, a Câmara Municipal de Curitiba reinicia os trabalhos hoje. A partir das 16h, os vereadores estarão reunidos no plenário para a abertura das sessões do segundo semestre, com a presença do prefeito Beto Richa, que será recebido pelo presidente da Casa, vereador João Cláudio Derosso (PSDB).

Definições – A mais importante reunião da volta dos trabalhos da Câmara Municipal de Curitiba ocorre amanhã. Na sala de reuniões da presidência, o vereador Celso Torquato (PSDB), relator do processo na Comissão de Ética, tenta resolver a briga entre o secretário da Câmara, Fábio Camargo (PFL), e a petista Roseli Isidoro. A intenção é colocar um ponto final na guerra entre vereadores petistas contra os vereadores da base aliada ao prefeito Beto Richa.

Reforma – Antes de deixar a Câmara Municipal, com a possibilidade de se eleger deputado estadual, o presidente da Casa, João Cláudio Derosso (PSDB), pretende promover uma grande reforma. Quer construir um novo plenário onde hoje está o estacionamento aberto. O prédio histórico, onde está o plenário, deve ser reservado para sessões especiais e as laterais podem ser transformadas em um museu.

Investigação – A Polícia Federal começa a investigar hoje as denúncias de que a campanha de Nedson Micheleti (PT), em Londrina, consumiu R$ 6,5 milhões, mas contabilizou despesa de R$ 1,2 milhão. A PF, a pedido do Ministério Público, revistou na quinta-feira residências de três dirigentes locais do PT apontados por por Soraya Garcia, que apresentou a denúncia e atuou como assessora financeira da campanha petista. A polícia não encontrou nenhuma prova na casa dos três.

Saúde – A deputada estadual Elza Correia (PMDB) acompanhou representantes da Secretaria Estadual de Saúde durante visitas oficiais ao Hospital Universitário e ao Hospital Evangélico, ambos de Londrina. A deputada disse que os técnicos da secretaria estão discutindo assuntos de interesses dos hospitais para melhorar o atendimento e o montante de recursos.

Drogas – O vereador André Passos (PT) está debatendo com o Conselho Regional de Farmácia (CRF) e vai procurar o secretário estadual da Justiça, Aldo Parzianello, para discutir uma forma de regulamentar a venda de medicamentos através de entrega por motoboys. Segundo os integrantes do CRF, a entrega facilita a compra de remédios de uso controlado, já que quem recebe a receita não é um profissional habilitado para conferir as ordens médicas.

Pinga-fogo

A reunião do secretariado de amanhã tem como palestrante o secretário de Obras Públicas, Luiz Caron.

O tema a ser abordado é o programa de obras do Estado.

O presidente da Câmara de Curitiba, João Cláudio Derosso (PSDB), pretende conversar nesta semana com o prefeito Beto Richa sobre a possibilidade de sair candidato a deputado estadual ou federal.

O vereador Ney Leprevost, presidente do diretório municipal do PP, disse que em Curitiba o partido garante total apoio à administração do prefeito Beto Richa.

O líder do Governo na Assembléia Legislativa, deputado Dobrandino da Silva (PMDB) reúne a imprensa hoje à tarde na sala da liderança, para fazer uma avaliação do cenário político nacional do reinício dos trabalhos no Plenário.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]