As cinco cidades do Paraná onde haverá segundo turno Curitiba, Ponta Grossa, Cascavel, Maringá e Londrina terão Lei Seca no próximo domingo (28), data do segundo turno da eleição municipal. A Lei Seca irá vigorar das 6 às 18 horas, de acordo com a Secretaria de Estado da Segurança Pública (Sesp).
O período de proibição da compra, venda e consumo de bebida alcoólica em locais públicos será o mesmo do primeiro turno.
A resolução 223/2012 foi assinada pelo secretário de Estado da Segurança Pública Cid Vasques nesta terça-feira (23).
A medida tem o objetivo de "garantir a ordem e a tranquilidade públicas, no transcurso do pleito eleitoral", de acordo com informações divulgadas pela Sesp por meio da Agência Estadual de Notícias, órgão oficial de comunicação do governo do Paraná.
Lei Seca no Paraná
Diferentemente da eleição de 2010, o governo do Paraná proibiu agora a venda de bebidas alcoólicas em todo o estado durante a votação neste ano. Estabelecimentos que forem flagrados vendendo bebidas alcoólicas poderão ser fechados no dia do pleito. Empresários do setor reclamam da medida desde o mês passado.
Apesar de discordar da resolução, o presidente da Associação Brasileira de Bares e Casas Noturnas (Abrabar), Fábio Aguayo disse - em 27 de setembro - que a medida já prejudicou mais o setor em outros pleitos. "Pelo menos a Lei Seca não irá durar 24 horas nessa eleição", destacou Aguayo.
- Eleitores só podem ser presos a partir de hoje em flagrante
- TSE ainda tem quase 3 mil processos de impugnações para julgar
- Eleitor tem 60 dias para justificar ausência no segundo turno
- Fruet diz que Francischini pediu três secretarias; Ratinho mostra Inimigos da HP
- Segundo turno: confira os números dos candidatos do Paraná
- Eleições 2012: tire suas dúvidas sobre o segundo turno