O governador Cláudio Lembo (PFL), de São Paulo, nomeou nesta quinta-feira mil novos agentes de segurança penitenciária aprovados em concurso público, para trabalharem nos presídios do estado. A nomeação foi publicada nesta quinta-feira, dia 13, no Diário Oficial do Estado. Foram aprovados no processo seletivo, realizado pela Secretaria da Administração Penitenciária (SAP), 800 homens e 200 mulheres. Eles exercerão em caráter de estágio probatório e em regime especial de trabalho policial o cargo de agente de segurança penitenciária classe I.
O artigo 20 da lei 8112/90 estabelece que os servidores nomeados para cargo de provimento efetivo ficarão sujeitos a um estágio probatório pelo período de 24 meses, durante o qual a sua aptidão e capacidade serão objeto de avaliação para o desempenho das funções. O Departamento de Recursos Humanos da SAP está fazendo um levantamento para encaminhar esses novos profissionais para unidades de todo o estado de São Paulo.
Os novos agentes começam a trabalhar depois de participar do curso de formação ministrado na Escola de Administração Penitenciária, que tem duração de 45 dias úteis. A Secretaria da Administração Penitenciária tem atualmente 23.757 agentes, sendo 20.280 de segurança penitenciária e 3.477 de escolta e vigilância penitenciária.
Moraes eleva confusão de papéis ao ápice em investigação sobre suposto golpe
Indiciamento de Bolsonaro é novo teste para a democracia
Países da Europa estão se preparando para lidar com eventual avanço de Putin sobre o continente
Em rota contra Musk, Lula amplia laços com a China e fecha acordo com concorrente da Starlink