O novo ministro da Fazenda, Joaquim Levy, receberá o cargo de seu antecessor, Guido Mantega, em cerimônia às 15h de segunda-feira (5), no auditório do Banco Central (BC). A informação foi divulgada há pouco pela assessoria de comunicação do Ministério da Fazenda. Mantega, que assumiu a pasta em 2006, permaneceu no comando do ministério por mais de oito anos.
Seu sucessor, Joaquim Levy, tem experiência tanto no mercado financeiro quanto no setor público. Ocupou cargos no governo federal e no governo do estado do Rio de Janeiro. Foi, ainda, vice-presidente de Finanças e Administração do Banco Interamericano de Desenvolvimento. Desde 2010, está no Bradesco.
Já a transmissão de cargo do novo ministro do Planejamento, Orçamento e Gestão, Nelson Barbosa, está marcada para sexta-feira (2), às 10h. Barbosa substituirá Miriam Belchior, que assumiu o cargo em janeiro de 2011.
Ex-secretário Executivo do Ministério da Fazenda, Barbosa também integrou a equipe econômica dos dois governos do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. De 2004 a 2006, trabalhou no Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).
Bolsonaro e mais 36 indiciados por suposto golpe de Estado: quais são os próximos passos do caso
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
A gestão pública, um pouco menos engessada
Projeto petista para criminalizar “fake news” é similar à Lei de Imprensa da ditadura