Com o nome na lista de procurados pela Interpol, polícia internacional, desde março de 2010, o deputado federal Paulo Maluf (PP-SP, foto) obteve autorização do Supremo Tribunal Federal (STF) para viajar ao Estados Unidos. Segundo reportagem do jornal Folha de S. Paulo, o pedido, feito na semana passada e acompanhado de autorização da Câmara dos Deputados, foi aceito pelo ministro Ricardo Lewandowski. No entanto, a defesa de Maluf informou ao STF que ele havia desistido da viagem. O deputado iria representar a Câmara em um evento da Organização das Nações Unidas (ONU). Desde 2010, quando ocorreu a inclusão do nome do pedutado no alerta vermelho da Interpol, a defesa de Maluf defende a tese de que a condição de congressista confere imunidade a Maluf- e que, por isso, ele não poderia ser detido fora do país.
Horas extras
O presidente da Câmara, Henrique Alves (PMDB-RN), mandou fazer um levantamento das horas extras pagas na Casa. Ele quer pagar o beneficio apenas para quem fica até mais tarde e não para todos os servidores, como ocorre atualmente. Alves e o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), promulgaram ontem o fim do 14º e 15º salários aos parlamentares.
Conversas 1
O governador Beto Richa (PSDB) esteve reunido ontem com o deputado federal e presidente do PSD do Paraná, Eduardo Sciarra. O tucano teria pedido ao parlamentar que convença o deputado estadual Ney Leprevost a assumir a secretaria de Turismo - já comandada pelo PSD. Na próxima semana, Leprevost deve conversar diretamente com o governador para definir a ida ou não para o secretariado.
Conversas 2
Quem aguarda um posicionamento do governador são os caciques do PP estadual. Desde que Richa passou a secretaria do Meio Ambiente para o PMDB, eles aguardam um chamado do governo. Enquanto isso, o PP flerta com a ministra da Casa Civil Gleisi Hoffmann (PT). Os paranaenses teriam acenado com a vontade de assumir uma secretaria nacional dentro do Ministério das Cidades, comandado pelo próprio PP.
Insatisfeito
Caciques do governo do estado foram buscar ontem explicações na Secretaria da Segurança Pública sobre o levantamento da Corregedoria Nacional de Justiça, braço do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que mostrou que o Paraná é o estado brasileiro com o maior número de mandados de prisão aguardando cumprimento. São mais de 30 mil bandidos que estão nas ruas.
Economia
Questionados sobre o que será feito com os recursos economizados com o fim do 14º e do 15º, Alves e Renan deram respostas evasivas. "Não sei. Boa pergunta", disse o presidente da Câmara. "Espero que essas economias todas possam ser direcionadas para o fortalecimento da atividade do Senado", afirmou Renan. Estima-se que a economia anual para o Congresso chegue a R$ 30 milhões.
Pinga-fogo
"Vamos dar as melhores respostas aos que, diferentemente de vocês, ao invés de vir para os partidos como vocês fazem, ficam fora, na comodidade dos protestos"
Renan Calheiros (foto 2), presidente do Senado, falando a integrantes do PMDB jovem sobre os protestos que pedem a cassação de seu mandato.
Colaborou: Karlos Kohlbach.