Todas as obras públicas que serão construídas no Paraná daqui para frente deverão possuir o licenciamento do Instituto Ambiental do Paraná (IAP) e utilizar tecnologias ambientalmente corretas, como o reaproveitamento da água e da energia solar. A orientação foi feita ontem pelo governador Roberto Requião, durante a reunião semanal da "Operação Mãos Limpas". O licenciamento era previsto apenas para obras potencialmente poluidoras e impactantes.
De acordo com o governador, o estado deve mostrar exemplo no cuidado com o meio ambiente. "Por isso, só construirá novas obras se estiverem absolutamente compatíveis com as necessidades ambientais. É uma diretriz que está sendo tomada de forma definitiva", disse o governador.
Segundo o presidente do Instituto Ambiental do Paraná, Vitor Hugo Burko, na próxima semana o IAP e a Secretaria de Obras vão assinar um termo de cooperação técnica formalizando a nova medida. Em seguida será instalada uma Câmara Técnica com representantes de diversas secretarias para repassar a orientação. Entre as obras prioritárias para seguir os novos parâmetros estão presídios, educandários e delegacias.
As primeiras obras analisadas serão as que estão em fase de licenciamento prévio, quando é feito o estudo da área (locacional) onde será construída.
Deixe sua opinião