• Carregando...

O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, mostrou ontem seu apoio aberto à reeleição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e fez votos pela vitória de Ollanta Humala no segundo turno das eleições no Peru. Durante discurso em Curitiba, Chávez renovou seus votos a favor do que chamou de "socialismo do século 21", e criticou a direita sul-americana.

Chávez disse que Lula foi criticado por vários setores, entre eles o Movimento dos Trabalhadores Sem-Terra (MST), por sua política econômica, mas pediu aos movimentos esquerdistas que reflitam a respeito. Chávez afirmou que Lula lhe disse recentemente que não sabia se será ou não candidato a um novo mandato nas eleições de outubro. "Não tem escapatória, tem que governar o Brasil por outros quatro anos", disse o presidente venezuelano, referindo-se a Lula.

Chávez disse que não há dúvidas de que "precisamos de Lula, como precisamos de Evo (Morales, presidente da Bolívia), Néstor (Kirchner, presidente da Argentina) e Tabaré" (Vázquez, presidente do Uruguai). "Nossos irmãos presidentes, como nossos povos, vão se impor no fim", disse o líder venezuelano.

"Lula é o homem para este momento no Brasil. O movimento popular político, contestador, alternativo do Brasil não pode permitir que uma conjuntura eleitoral divida o país", afirmou. Sobre o Peru, Chávez disse que é a favor da eleição do nacionalista Humala. "Vai crescendo o grupo de líderes e presidentes com os quais compartilhamos posições estratégicas", disse o presidente venezuelano.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]