São Paulo (das agências) O líder do governo no Congresso, senador Fernando Bezerra (PTB-RN), afirmou hoje que "está claríssimo que, infelizmente, o orçamento não será votado ainda este ano". O parlamentar, que participou da reunião da Comissão Mista de Planos, Orçamentos Públicos e Fiscalização, acredita que dificilmente a matéria será aprovada antes de março. "Desse modo, como o governo irá cumprir suas obrigações?", indagou Bezerra, acrescentando que "só deverão ser votados dois ou três relatórios setoriais neste mês".
O senador ressaltou que "os parlamentares cometem o erro de fazer do orçamento uma peça de ficção". E argumentou que "não há recursos suficientes para todas as demandas". "Todos sabemos que o cobertor é curto", afirmou.
Ontem a votação empacou na resistência da oposição em permitir a ampliação do programa Bolsa Família à custa de transferência de recursos de outras áreas, principalmente a da saúde. O Bolsa Família é tido como o principal trunfo para a campanha de reeleição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
A leitura de um relatório de ações demonstrou que o Poder Executivo, ao mesmo tempo em que investe no Bolsa Família, esqueceu do Primeiro Emprego, anunciado no início como um dos principais projetos sociais.
PT apresenta novo “PL da Censura” para regular redes após crescimento da direita nas urnas
Janjapalooza terá apoio de estatais e “cachês simbólicos” devem somar R$ 900 mil
Não há inflação baixa sem controle de gastos: Banco Central repete alerta a Lula
De 6×1 a 4×3: PEC da redução de jornada é populista e pode ser “armadilha” para o emprego