O líder do PTB no Senado, Mozarildo Cavalcanti (RR), saiu em defesa do presidente do partido, o deputado cassado Roberto Jefferson (RJ), que está sofrendo pressão da ala ligada ao governo para deixar o comando da legenda. O desejo de apoiar o governo Lula abriu uma crise no PTB e deve motivar a debandada de vários filiados históricos da legenda para outros partidos da base aliada.

CARREGANDO :)

Mozarildo classificou de hipocrisia a postura dos parlamentares do grupo liderado pelo ministro do Turismo, Walfrido dos Mares Guia (MG), e confirmou a tendência de que podem deixar o partido. Segundo o líder, esses parlamentares são fisiológicos e só estão insatisfeitos porque querem cargos no governo. Mozarildo disse ao jornal "O Globo" que conversou com Roberto Jefferson para manifestar sua solidariedade.

- É uma tremenda hipocrisia desse grupo, liderado pelo Walfrido dos Mares Guia. Se Jefferson tem culpa pelo passado, politicamente já pagou um preço alto e tem o mérito de ter denunciado o esquema do mensalão. O PTB não pode ficar a mercê de pessoas como Mares Guia e o senador Fernando Bezerra. É um grupo fisiológico dentro do partido. Já estou sabendo dessas articulações desse grupo, que fica ameaçando sair do partido caso o PTB não vá para o governo. Por que o PTB tem que ficar preocupado com cargos? - questionou.

Publicidade

Segundo Mozarildo, enquanto não houver uma decisão do Superior Tribunal Eleitoral (TSE) em relação a Jefferson, que teve seus direitos cassados, ele tem o direito de presidir o PTB. O senador ressaltou ainda que, para tirar Jefferson do comando, é preciso uma consulta ao TSE. Até agora, nenhum petebista teve coragem para fazer a consulta por medo da reação de Roberto Jefferson. Segundo ele, Jefferson está exercendo a função de presidente com base na lei.

- Se a Justiça Eleitoral não permitir que o Jefferson continue presidindo o partido, é uma coisa. Agora, não podemos colocar o Jefferson na fogueira da injustiça desses fisiológicos.

Para defender a imersão de Jefferson na vida política, apesar da cassação, Mozarildo recorreu aos exemplos de José Dirceu, José Genoino e Ricardo Berzoini, que segundo ele continuariam atuando ativamente no PT, "dando pitaco em tudo". Mozarildo disse ainda que tem conversado com Jefferson e que ele tem demonstrado grande insatisfação com o grupo govenista do PTB.

- O Jefferson está chateado e diz que esse movimento está partindo do Palácio do Planalto por meio do Mares Guia para desgastá-lo - afirmou.