O líder do PFL na Câmara, deputado Rodrigo Maia (RJ), disse nesta terça-feira que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva mentiu durante a entrevista no programa "Roda Vida", da TV Cultura.
- Lula está se tornando uma figura parecida com o Pinóquio. Em alguns momentos da entrevista, parecia que o nariz dele iria crescer - afirmou.
O deputado acha que a postura de Lula mostra a total irresponsabilidade do presidente em relação a um fato grave. Para ele, Lula trata de forma absurda a crise por que passa o governo, como se nada estivesse acontecendo.
- Um esquema de corrupção deste tamanho é montado pela cúpula do poder, não pelo terceiro ou quarto escalões - declarou.
Sobre a afirmação de Lula de que há três CPIs investigando denúncias sobre o governo, o que nunca tinha acontecido antes, Maia lembrou que foi uma luta a instalação da CPI dos Correios e que a dos Bingos só foi instalada no Senado por decisão da Justiça.
- Por incrível que pareça, esse governo tem sido o que menos colabora com as CPIs - ressaltou, acrescentando que o governo Fernando Collor foi mais transparente.
Segundo o deputado, quando Lula diz que as CPIs e o Ministério Público vão investigar e a Justiça vai decidir, passa a impressão de que quer a impunidade e que tudo vai se arrastar por muito tempo. Para Maia, o presidente estava muito nervoso e foi muito irônico durante a entrevista.
- FH rebate críticas que Lula fez em entrevista na TV Cultura
- Dirceu diz ter certeza de que será absolvido
- Para Requião, entrevista de Lula foi uma "vergonha"
- Serraglio: Lula cometeu equívoco ao afirmar que não há provas contra Dirceu
- Lula reconhece erro do PT e diz que caixa dois é prática intolerável