Conclusão que se tira da reunião petista do fim de semana: Tarso Genro só conseguirá se consolidar na presidência do partido se topar seguir o modelo de José Genoíno, ou seja, o de prestador de serviços para Lula.

CARREGANDO :)

Guerrilha 1 – No PT, há quem enxergue o dedo de José Dirceu na revelação de que o valerioduto abasteceu o partido também no Rio Grande do Sul de Tarso Genro.

Guerrilha 2 – Fruto ou não de fogo amigo, o fato é que o dano ao discurso ético martelado por Genro foi comemorado por petistas já desgraçados pelo recebimento de dinheiro das contas de Valério.

Publicidade

Poder de convencer – José Dirceu quase não abriu a boca nas discussões abertas da reunião do Diretório Nacional de anteontem. Mas foi para lá de ativo nos bastidores, refrescando a memória de muita gente.

Arquivo vivo – De um petista não-contemplado pelo valerioduto, sobre o fato de o partido não conseguir se livrar de seu ex-tesoureiro: "O Delúbio providenciou o mensalão de muita gente que ainda não apareceu em listas e por isso tem esperança de sobreviver".

Apito final – Só uma pessoa pode esclarecer quem está falando a verdade (ou mentindo menos) no duelo entre Marcos Valério e Duda Mendonça a respeito do volume de de dinheiro transferido ao marqueteiro de Lula: Delúbio Soares. Resta saber se o ex-tesoureiro está disposto a fazê-lo.

Fio desencapado 1 – Eduardo Suplicy e Marco Aurélio Garcia se estranharam na reunião do Diretório. O senador se irritou com um comentário do assessor da Presidência e explodiu: "Você me respeite".

Fio desencapado 2 – "Você não respeita as decisões do PT", rebateu Garcia. Nervoso, Suplicy se defendeu dizendo ser um dos poucos petistas fiéis às teses originais do partido.

Publicidade

Só rindo – Na reunião do Diretório, am petista disse: "Tem uma carta do Delúbio a caminho". Outro, não perdeu a piada: "Vem pelo Correio Aéreo do Silvinho?"

Linha ocupada – Tornou-se um desafio para as investigações em curso rastrear os contatos telefônicos de Delúbio Soares e Sílvio Pereira. Só do ex-tesoureiro existem oito números diferentes na agenda de Waldomiro Diniz. Já do ex-secretário-geral, são sete linhas.

Mais um – A CPI dos Bingos quebrará nesta semana os sigilos de Marcelo Sereno. O ex-assessor de José Dirceu e um dos petistas mais próximos do ex-ministro aparece em ligações feitas por Waldomiro Diniz e Rogério Buratti.

Abrindo o leque – A comissão tem em mãos o laudo da fita de vídeo em que, no aeroporto de Brasília, Waldomiro Diniz conversa com o empresário do jogo Carlos Cachoeira. Segundo um membro da CPI, a leitura labial do diálogo compromete governadores.

Só para relaxar – Antes de depor na CPI dos Correios semana passada, Simone Vasconcelos, diretora financeira da agência SMP&B de Marcos Valério, fez um revigorante "tour" pelo leste europeu.

Publicidade

2006 na cabeça 1 – Na quinta, os ex-BNDES Carlos Lessa e Darc Costa entregam a Michel Temer um esboço de programa de governo. Junto com o PMDB estarão governadores do partido, em almoço oferecido por Joaquim Roriz.

2006 na cabeça 2 – O evento peemedebista inclui discussão das prévias para escolher o candidato do partido à Presidência, cujo resultado, diz Temer, "será obedecido".

Tiroteio

* De Chico Alencar (RJ), da esquerda do PT, sobre o pedido de afastamento de Delúbio Soares:

– Mesmo sendo um dos grandes responsáveis por essa lambança, foi Delúbio quem decidiu, acima de qualquer instância, quando deveria sair.

Publicidade