Muitos brasileiros puderam presenciar a eficiência de outro meio de locomoção que teve seus dias de glória, mas virou pó: o transporte ferroviário.
As estradas de ferro, que já foram o símbolo da integração do país, hoje estão abandonadas.
Da antiga estação ferroviária de Sabará (MG) resta muito pouco. O prédio está em ruínas e a arquitetura que marcou época pertence agora a estações desativadas.
Nem de longe lembram o que seu Vantuil Lacerda, ferroviário aposentado, testemunhou há 35 anos. "É uma tristeza. Quem não fica triste com uma coisa dessas? Um patrimônio histórico desse, quem não fica triste? Dói aqui dentro do coração", lamenta.
Revitalização
Mas nem tudo está perdido. Trechos da história do transporte ferroviário no país estão sendo preservados e mostram que é possível encontrar um novo destino com a revitalização, principalmente nas cidades históricas de Minas Gerais.
Entre Mariana (MG) e Ouro Preto (MG), o trem está de volta e faz uma viagem à moda antiga para os turistas. O passeio não acaba na estação: um velho vagão aposentado está em exposição para os visitantes.
A estação ferroviária de Pedro Leopoldo, na região metropolitana de Belo Horizonte (MG), não funciona mais como parada de trem virou biblioteca. Na pequena estação de Furquim, distrito de Mariana (MG), há aulas noturnas de alfabetizações para pessoas com mais de 60 anos.
No fim de maio, o presidente Luis Inácio Lula da Silva sancionou a lei que extinguiu a Rede Ferroviária Federal. Tudo que pertence à antiga estatal está sendo inventariado, mas existe a intenção de revitalizar algumas estações.
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