• Carregando...

O deputado de oposição, José Domingos Scarpelini (PSB) promete divulgar uma suposta lista com nomes de empresas de comunicação, jornalistas e deputados proprietários de rádios que estariam recebendo recursos da Secretaria de Estado da Comunicação Social não contabilizados oficialmente nas despesas do governo. Os repasses paralelos, segundo o parlamentar, totalizariam R$ 2,595 milhões por mês. "O único desconhecido é um tal de Raimundo", adiantou o parlamentar.

Lista 2 – O material teria sido repassado ao deputado por funcionários do Palácio Iguaçu sem a autorização do secretário de Comunicação Social, Aíton Pisseti. Scarpelini disse que antes de apresentar a denúncia à imprensa vai encaminhar um dossiê ao Ministério Público solicitando uma investigação nas contas do estado. O deputado também pretende aprovar um requerimento convocando Aírton Pissetti para prestar esclarecimentos na Assembléia Legislativa.

Artilharia – "Os prefeitos do Paraná são muito valentes contra o Lula, mas com o Requião eles ficam quietinhos". O desabafo é do presidente estadual do PT, André Vargas, criticando os prefeitos que culpam o governo federal pela dificuldades financeiras. Para ele, as medidas reivindicadas pelos prefeitos dependem da aprovação do Congresso Nacional, que está parado, e não do presidente da República. "Os deputados federais estão com o salário em dia, deveriam estar votando", provocou.

Coincidência – No auge das denúncias de que a campanha presidencial de Lula, em 2002, teria sido financiada de forma irregular com recursos vindo de Cuba, deputados petistas do Paraná estão preparando uma homenagem ao cônsul geral de Cuba, Carlos Trejo Sosa, que cumpre programação em Curitiba. O deputado estadual Tadeu Veneri e a deputada federal Clair da Flora não poderiam ter escolhido nome mais sugestivo para a festa: "Noite Cubana".

Juntos – "Jamais a sociedade paranaense entenderia qualquer tipo de disputa entre dois irmãos", diz o presidente estadual interino do PDT, deputado Augustinho Zucchi. Os senadores Alvaro Dias (PSDB) e Osmar Dias (PDT), segundo ele, estarão unidos na campanha pela sucessão estadual em 2006 e não há a menor possibilidade de ambos serem candidatos a governador, prova disso é a declaração de Alvaro Dias de que vai esperar a definição do irmão antes de decidir seu futuro político.

Parada – Os deputados estaduais realizaram ontem a única sessão da semana. Hoje a Assembléia estará fechada em comemoração do dia do servidor público e amanhã também em virtude do feriado de Finados. Na sessão de ontem, foram votados 18 projetos de lei, a maioria, declarações de utilidade pública. A próxima sessão está marcada para segunda-feira.

Articulando – O deputado estadual Geraldo Cartário (PMDB) reúne cerca de 15 prefeitos de sua base eleitoral num almoço hoje com o governador Roberto Requião (PMDB), no restaurante Colibri. Além da intermediar os pedidos dos municípios junto ao governo, vai comandar a assinatura da ficha de filiação da maioria dos prefeitos no PMDB. Cartário foi o primeiro a ingressar no partido no mês passado e agora está puxando seu grupo político.

Viagem – O deputado federal Osmar Serraglio (PMDB), relator da CPI dos Correios, diz que está com passaporte e passagem na mão para ir aos Estados Unidos em busca de informações sobre lavagem de dinheiro. Mas acha que o grupo que vai representar a comissão deve ser pequeno.

Confiança – Para Serraglio, a CPI do Banestado abusou da confiança, se valendo de informações que não poderiam ser divulgadas, o que deixou as autoridades norte-americanas com receio de comissões parlamentares brasileiras. Mas a CPI dos Correios teria credibilidade para conseguir boas informações.

Gravações – O vereador Luís Ernesto (PSDB) entregou ontem à Comissão de Ética da Câmara de Curitiba, contendo as gravações dele com outros vereadores. Ernesto havia ameaçado os colegas durante a votação de um veto do prefeito ao seu projeto que concedia alvarás para massoterapeutas e acupunturistas. As gravações serão analisadas pelos vereadores Celso Torquato (PSDB) e André Passos (PT).

Pinga-fogo

* O presidente estadual do PT, deputado André Vargas, protestou contra a atitude da ala vencedora da Executiva do PT de Curitiba de não convidar o ex-vereador Pedro Paulo para compor a direção.

* Pedro Paulo, representante do Campo Majoritário, disputou o segundo turno com Adenival Gomes, representante da "esquerda", que venceu a eleição.

* Os vereadores tucanos Mário Celso Cunha, Celso Torquato e Dona Lourdes, apesar de não serem delegados na convenção que vai eleger o próximo presidente do PSDB, em Brasília, dia 18 de novembro, apóiam a decisão do secretário Rui Hara e dos vereadores Luís Ernesto, João Cláudio Derosso, Paulo Frote e Nely Almeida.

* Todos querem Tasso Jereissati como novo comandante do partido.

* Os convidados de hoje da escolinha do governador são da própria equipe. O diretor-geral da Agricultura, Newton Pohl Ribas, fala sobre os fóruns regionais "Paraná na luta contra febre aftosa", realizados em algumas cidades do estado.

* O presidente do Instituto Ambiental do Paraná (IAP), Rasca Rodrigues, explica as sindicâncias realizadas pelo instituto para apurar irregularidades e a secretária da Administração, Maria Marta Lunardon, irá fazer um balanço das ações de sua pasta.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]