Equipes do Esquadrão Aéreo e Terrestre de Salvamento (Parasar) e do Serviço de Transportes Marítimos da Aeronáutica (STM), da Força Aérea Brasileira (FAB), especializadas em resgate no mar, localizaram neste domingo o monomotor que fez um pouso de emergência sábado nas águas da Baía de Sepetiba, a oito quilômetros da Ilha dos Marinheiros. A aeronave começou a ser retirada do mar no fim da tarde, com o auxílio de bóias infláveis. O acidente ocorreu instantes depois de o avião ter decolado da Base Aérea do Galeão rumo à Base Aérea de Pirassununga, em São Paulo, tendo a bordo o brigadeiro Souza e Melo e o tenente Dantas, que faziam um vôo de treinamento.
O Centro de Comunicação Social da Aeronáutica (Cecomsaer) informou, de Brasília, que ainda não é possível confirmar se a operação de resgate será finalizada neste domingo.
O resgate dos ocupantes do avião foi feito meia hora depois do pouso de emergência, com o apoio de dois helicópteros do G-Mar da Barra da Tijuca e de uma lancha dos Corpo de Bombeiros de Sepetiba. Os oficiais foram socorridos ainda dentro d'água e levados para a Base Aérea de Santa Cruz, onde receberam atendimento médico. De acordo com o Cecomsaer, os oficiais sofreram apenas ferimentos leves.
O avião, modelo T-25 Universal, prefixo 1837, saiu da Base Aérea do Galeão em direção à Base Aérea de Pirassununga, onde fica a sede da academia da Força Aérea. A aeronave afundou cerca de oito metros. O comando da aeronáutica informou que já iniciou as investigações para apurar as causas do acidente.
Lula estreita laços, mas evita principal projeto da China; ideia é não melindrar os EUA
Congresso frustra tentativa do governo de obter maior controle sobre orçamento em PL das Emendas
A postura “lacradora” do Carrefour na França e a reação do agro brasileiro
STF e Governo Lula se unem para censurar as redes sociais; assista ao Sem Rodeios