Termina nesta quinta-feira (25) o prazo para os eleitores que não votaram e não justificaram a ausência nas últimas eleições acertarem as contas com a Justiça Eleitoral. Em Londrina, 4.550 eleitores deixaram de comparecer às urnas no segundo turno das eleições para presidente e governador, em 2010, e no primeiro e no segundo turnos das eleições municipais de 2012. O Fórum Eleitoral de Londrina, localizado na Avenida Parigot de Souza, 231, vai atender os eleitores até as 18 horas.
O movimento no Fórum Eleitoral em Londrina no início da manhã desta quinta-feira (25) era considerado alto pelo chefe do Cartório Eleitoral da 146ª Zona Eleitoral, Willian Gallera Garcia. Segundo ele, somente a partir da próxima semana, após o processamento dos dados, será possível apontar o número de títulos passíveis de cancelamento. "Não há como saber quantas pessoas já regularizaram a situação. O certo é que quem não votou e não justificou terá o título cancelado se não vier aqui até hoje [quinta-feira]", afirmou Garcia.
Para ficar em situação regular com a Justiça Eleitoral, o eleitor deve comparecer ao cartório eleitoral com documento oficial com foto, título eleitoral e comprovante de recolhimento ou dispensa de recolhimento de multa.
O eleitor tem de pagar uma multa, de R$ 3,51, para cada turno irregular. O eleitor que tiver o título cancelado fica impedido de obter carteira de identidade e passaporte, de renovar matrícula em estabelecimento de ensino oficial e de adquirir empréstimo em instituições financeiras governamentais.
Recadastramento biométrico
De acordo com Garcia, os eleitores que comparecerem à Justiça Eleitoral para regularizarem o título passarão automaticamente pelo recadastramento biométrico. "Isso é feito para que a pessoa não tenha de voltar de novo ao fórum", explicou.
Segundo o Tribunal Regional Eleitoral (TER), 53,5 mil eleitores fizeram o recadastramento biométrico até a quarta-feira (24). Esse número representa 14% do total de votantes no Município. O ritmo, segundo Garcia, foi acelerado nas últimas duas semanas. "Se conseguíssemos manter esse número de 2,6 mil eleitores por dia, certamente não teríamos as famosas filas de última hora", apontou.
O prazo final para o recadastramento biométrico é 6 de setembro.
Briga de Pochmann e servidores arranha imagem do IBGE e amplia desgaste do governo
Babás, pedreiros, jardineiros sem visto: qual o perfil dos brasileiros deportados dos EUA
Crise dos deportados: Lula evita afronta a Trump; ouça o podcast
Serviço de Uber e 99 evidencia “gap” do transporte público em grandes metrópoles
Deixe sua opinião