Em entrevista publicada neste domingo no jornal "The New York Times" , o presidente Lula disse não acreditar que haja provas contra o ex-ministro da Casa Civil José Dirceu, que responde a inquérito no STF por envolvimento com o mensalão.
- Não acredito que haja qualquer prova de que Dirceu cometeu o crime de que é acusado - disse Lula ao jornal. - Ele será julgado.
A reportagem foi publicada pelo 'New York Times' um dia antes da chegada do presidente brasileiro aos Estados Unidos. Lula tem encontro nesta segunda-feira em Nova York com o presidente americano, George W. Bush, discursará na ONU e terá encontros com líderes americanos para discutir assuntos políticos e econômicos.
A reportagem publicada pelo 'NYT' diz que o presidente se descola de todas acusações de corrupção que rondam o seu governo e continua com altos níveis de popularidade.
Ao falar da América Latina, Lula disse que a região não precisa de um líder, e sim de entendimento.
- Não estamos em busca de um líder na região. - afirmou Lula. - O que precisamos fazer é criar harmonia política, porque a América do Sul e a América Latina têm que aprender a lição do século XX. Tivemos a oportunidade de crescer, de nos desenvolvermos, e perdemos essa oportunidade. Assim, continuamos a ser países pobres.
E no mesmo dia da publicação da reportagem do 'New York Times', o presidente da Venezuela, Hugo Chávez, criticou a cobertura nos meios jornalísticos de seu encontro com o presidente Lula em Manaus, na quinta-feira passada. Segundo Chávez, a grande imprensa tem sido a principal "arma do império" para dividir os dois mandatários .
Julgamento do Marco Civil da Internet e PL da IA colocam inovação em tecnologia em risco
Militares acusados de suposto golpe se movem no STF para tentar escapar de Moraes e da PF
Uma inelegibilidade bastante desproporcional
Quando a nostalgia vence a lacração: a volta do “pele-vermelha” à liga do futebol americano